A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou nesta sexta-feira (7) a suspensão da venda de 51 planos de saúde de 11 operadoras, a partir do dia 14 de junho, em função de reclamações recebidas de consumidores. Na lista estão dois planos atuam em Santa Catarina, a Agemed e o Postal Saúde, o Plano dos Correios, com atuação nacional.
Continua depois da publicidade
A medida é temporária e resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses pela ANS. Segundo o órgão, nesse ciclo foram consideradas reclamações como negativas de cobertura e demora no atendimento recebidas entre 01/01/2019 a 31/03/2019.
Perfil das reclamações

Os planos suspensos só poderão voltar a ser comercializados quando forem comprovadas melhorias. De acordo com a ANS, no país, os 11 planos atendem cerca de 600 mil beneficiários, que ficam protegidos com a medida e têm mantida a garantia à assistência regular.
Paralelamente à suspensão, a Agência liberou a comercialização de 27 planos de saúde de 10 operadoras que haviam sido suspensos em ciclos anteriores.
O que dizem os planos afetados em SC
Agemed
Continua depois da publicidade
Em nota, a Agemed respondeu que dos mais 230 produtos comercializados pela empresa, 12 foram suspensos temporariamente. Destes 12, oito já estavam fora de comercialização e os quatro restantes já foram substituídos por outros produtos disponíveis. O plano reforçou ainda que a decisão não tem impacto entre os clientes, já que o atendimento aos beneficiários remanescentes segue normal.
Postal Saúde
Por nota, a operadora afirmou que "a matéria publicada nesta sexta-feira (7/6), no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reporta-se aos resultados do primeiro trimestre de 2019". a direção do plano também destaca que "a suspensão da comercialização do Plano CorreiosSaúde II, na prática, só impossibilita a inclusão de novos titulares, não prejudicando os atendimentos médicos e odontológicos, tanto os de emergência quanto os eletivos, aos beneficiários já incluídos no plano".
Veja a lista completa de operadoras com comercialização suspensa
SALUTAR SAÚDE SEGURADORA S/A
UNIMED DE MANAUS COOP. DO TRABALHO MÉDICO LTDA
UNIMED NORTE/NORDESTE-FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS SOCIEDADES
AMI – ASSISTÊNCIA MÉDICA INFANTIL LTDA
AGEMED SAÚDE S.A.
ALVORECER – ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS
PROMED ASSISTENCIA MEDICA LTDA
UNIMED VALE DO AÇO COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
AMEPLAN ASSISTÊNCIA MÉDICA PLANEJADA LTDA
POSTAL SAÚDE CAIXA DE ASSISTÊNCIA E SAÚDE DOS EMPREGADOS DOS CORREIOS
COOPUS PLANOS DE SAÚDE LTDA
Os detalhes estão disponíveis no site da ANS.