Dois palestinos foram mortos nesta terça-feira por tiros israelenses durante confrontos ao longo da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, informou o ministério da Saúde do enclave.

Continua depois da publicidade

Os dois palestinos, que ainda não foram identificados, morreram em confrontos perto da passagem de Erez, entre Gaza e Israel.

Israel reabriu em 13 de setembro o único ponto de passagem para os palestinos entre a Faixa de Gaza, sob bloqueio, e seu território, depois de uma semana de fechamento em razão de confrontos nas proximidades.

O enclave palestino é palco desde 30 de março de manifestações ao longo da fronteira para exigir o levantamento do bloqueio israelense e pelo direito de retorno dos palestinos que foram expulsos ou fugiram de suas terras na criação de Israel em 1948.

Continua depois da publicidade

Pelo menos 183 moradores de Gaza foram mortos por tiros israelenses desde então, em sua maioria durante protestos na fronteira.

Um soldado israelense foi morto.

Israel culpa o Hamas, o movimento islâmico que controla a Faixa de Gaza, de orquestrar os protestos e afirma que os soldados só protegem a fronteira para impedir infiltrações palestinos.

Israel e o Hamas entraram em confronto em três guerras desde 2008. az/jod/jjm/vl/iw/gk/mr

* AFP