Dois ônibus particulares foram incendiados por volta das 3h desta quinta-feira, em Imbituba, no Sul de SC. Os veículos estavam em uma revenda de veículos próxima ao trevo de Garopaba, na BR-101. Além da guarnição de Imbituba, bombeiros de Garopaba também foram acionados para atender a ocorrência.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não havia vigia no local e o incêndio foi percebido por um vizinho. Foram utilizados 13 mil litros de água e três caminhões para conter o fogo. Os trabalhos se estenderam por 1h15min.

Segundo a Polícia Militar (PM) a ocorrência trata-se de um ato de vandalismo e não tem relação com a recente onda de atentados em SC.

Confira vídeo dos bombeiros apagando o incêndio:

Continua depois da publicidade

Atentados x vandalismo

A tenente-coronel Claudete Lehmkuhl explica que tanto o atentado quanto o vandalismo são considerados crime, mas a diferença é que o vandalismo não é promovido por uma organização criminosa. Segundo Lehmkuhl, o modo de operação dos atentados tem características semelhantes – entre elas a intenção de causar pânico e trazer danos a um número grande de pessoas.

A classificação é feita pelo Serviço de Inteligência após investigação dos fatos.

No caso do incêndio em Imbituba, foi descartada a hipóstese de atentado pois os ônibus não estavam em uso e o local era remoto e pouco povoado – portanto fazendo pouco alarde e causando prejuízos a poucas pessoas.

– Vandalismo acontece o ano inteiro. Nesta época de atentados, alguns são levados pelo modismo. – diz Lehmkuhl.

Continua depois da publicidade