Os municípios catarinenses de Rio das Antas e São Domingos, no Oeste, solicitaram ao Estado R$ 176 mil em itens para socorrer os afetados pelas chuvas. As cidades estão entre as mais afetadas e em ambas a prefeitura encaminhou decretos de situação emergência para a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além dos dois municípios do Oeste, Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, também fez a solicitação. Na região, segundo a Defesa Civil, foram registrados alagamentos e danos em rodovias.

Em um boletim divulgado nesta segunda-feira (17), a Defesa Civil listou itens que já foram comprados para os municípios em crise. São kits de alimentação, colchões e produtos de higiene pessoal e para a limpeza doméstica.

O relatório com as ocorrências listou ainda que os 22 municípios da Grande Florianópolis tiveram alguma ocorrência relacionada às chuvas. Florianópolis, Biguaçu, Tijucas e Alfredo Wagner reportaram danos.

Continua depois da publicidade

Em relação às barragens, a situação é tranquila nesta segunda-feira, segundo o órgão. No domingo (16), a barragem de Ituporanga, no Vale do Itajaí,começou a transbordar após ter atingido 100% de ocupação. A estrutura verteu, procedimento considerado comum pelo órgão em situações de muita chuva. Agora, três das cinco comportas da barragem estão abertas.Segunda-feira deve ser nublada

A segunda-feira deve ser de tempo estável, por conta da influência de uma área de pressão atmosférica. Chuviscos pontuais podem ser registrados de forma pontual nos planaltos e no Extremo-Oeste.

As temperaturas varia entre 17°C e 20°C no Litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste e de 12°C a 16°C no Meio-Oeste e Planalto Norte. 

Leia também 

Chuva forte deixa ruas alagadas em Florianópolis e Biguaçu; veja fotos

No limite, barragem de Ituporanga atinge 100% de ocupação e começa a verter

Situação da barragem de José Boiteux é de assustar