Em quatro horas, dois meteoros sobrevoaram o céu de Santa Catarina na noite deste domingo (22). A passagem dos objetos foi flagrada por uma das câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O primeiro meteoro passou pelo Estado por volta das 19h50. Ele, inclusive, cruzou em frente a constelação do Cruzeiro do Sul, em um trajeto que durou cerca de três segundos, com um pico de magnitude de -0.6.

Segundo o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jucimar Justino, a estimativa é de que o brilho do meteoro tenha iniciado a uma altitude de 95 km sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste, e tenha desaparecido a uma altura de 79 km em Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul. A velocidade do objeto foi de cerca de 105 mil quilômetros por hora. 

Segundo meteoro foi visto cerca de quatro horas depois também na Serra
Segundo meteoro foi visto cerca de quatro horas depois também na Serra (Foto: Jocimar Justino/Divulgação)

Já o segundo meteoro teve um brilho ainda mais intenso. Ele foi visto por volta das 23h45, durante 2,5 segundos. A estimativa é de que ele tenha iniciado a trajetória a uma altitude de 94 km em Correia Pinto, terminando a 45 km já sobre Campo Belo do Sul, ambos municípios localizados na Serra catarinense. 

Continua depois da publicidade

Jocimar afirma que o meteoro sobrevoou o Estado a uma velocidade de pouco mais de 96 mil quilômetros por segundo. 

Leia também: 

Magro Lima: em homenagem, Atlântida RS fica sem locução nesta segunda-feira

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid