Em quatro horas, dois meteoros sobrevoaram o céu de Santa Catarina na noite deste domingo (22). A passagem dos objetos foi flagrada por uma das câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O primeiro meteoro passou pelo Estado por volta das 19h50. Ele, inclusive, cruzou em frente a constelação do Cruzeiro do Sul, em um trajeto que durou cerca de três segundos, com um pico de magnitude de -0.6.
Segundo o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jucimar Justino, a estimativa é de que o brilho do meteoro tenha iniciado a uma altitude de 95 km sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste, e tenha desaparecido a uma altura de 79 km em Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul. A velocidade do objeto foi de cerca de 105 mil quilômetros por hora.

Já o segundo meteoro teve um brilho ainda mais intenso. Ele foi visto por volta das 23h45, durante 2,5 segundos. A estimativa é de que ele tenha iniciado a trajetória a uma altitude de 94 km em Correia Pinto, terminando a 45 km já sobre Campo Belo do Sul, ambos municípios localizados na Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
Jocimar afirma que o meteoro sobrevoou o Estado a uma velocidade de pouco mais de 96 mil quilômetros por segundo.
Leia também:
Magro Lima: em homenagem, Atlântida RS fica sem locução nesta segunda-feira
Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid