Pouco mais de dois meses após zerar o número de pessoas com Covid internadas em hospitais, Joinville voltou a ter mais de 20 pacientes ocupando leitos públicos e privados. Os dados são da prefeitura, atualizados na última sexta-feira (9).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em 30 de setembro deste ano, o município zerou pela primeira vez o número de pacientes internados com Covid. O panorama se manteve por aproximadamente duas semanas até voltar a ter uma pessoa em leito de enfermaria em 14 de outubro.

Os números começaram a crescer com mais intensidade na segunda semana de novembro e chegaram a 24 pacientes internados na última sexta-feira. São nove pessoas em leitos de UTI e outras 15 em enfermarias de hospitais públicos e privados.

Além disso, há dois casos suspeitos e 17 descartados para Covid- que ainda precisam permanecer internados – em leitos de UTI. E também há um caso suspeito e 50 descartados na enfermaria dos hospitais de Joinville.

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, o pior momento enfrentado pela maior cidade de Santa Catarina foi em abril de 2021, quando havia 190 pessoas internadas em UTI, além de pacientes na fila de espera dos pronto-atendimentos.

Casos ativos em alta

Em 30 de setembro, quando zerou o número de pessoas internadas com Covid, Joinville tinha 138 casos ativos de coronavírus. Era um dos menores patamares desde o início da pandemia, já que a cidade chegou a ter 11 mil pessoas infectadas no começo de 2022.

No entanto, os casos ativos também cresceram ao longo dos últimos dois meses e alcançaram 2.154 pessoas infectadas no último sábado (10), de acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado.

Com isso, Joinville é a cidade com mais casos ativos de coronavírus em Santa Catarina, a frente de Florianópolis (1.919), Chapecó (711), Criciúma (557) e Blumenau (467).

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, Joinville já teve 186 mil casos confirmados de coronavírus e 2.321 mortes pela doença. Nos últimos meses, a cidade teve 12 vítimas fatais em novembro, apenas uma em outubro e três em setembro.

Leia também:

SC tem apenas uma região sem internados com Covid-19

SC tem o maior número de casos ativos de Covid-19 em cinco meses

MP mantém inquérito civil para acompanhar enfrentamento da Covid em Joinville