O contraste entre as grades frias da prisão e as praias ensolaradas do litoral catarinense passa a fazer parte da rotina do cineasta carioca Ludi Simões. A partir de novembro, Santa Catarina será pano de fundo de dois longas-metragens escritos e dirigidos por ele, cujas estreias estão programadas para 2015: Por Trás das Grades, que se desenrola na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, e Rosamor, que será parcialmente filmado na Praia do Rosa, em Imbituba, e estrelado pela atriz global Letícia Spiller.
Continua depois da publicidade
– A proposta inicial era fazer o Por Trás das Grades em Curitiba, mas não conseguimos liberação do presídio de lá. Então fizemos pesquisas para ver qual lugar se adequaria mais e veio a ideia de Santa Catarina. Analisamos alguns complexos penitenciários no Estado e acabamos nos decidindo por São Pedro de Alcântara – conta Simões.
Para as cenas de Rosamor, a decisão veio pela beleza da Praia do Rosa, que o cineasta já conhecia. O elenco de ambos os longas conta tanto com nomes locais quanto nacionais – além de Spiller, participam artistas como Luciano Szafir e Marcos Wainberg.
::: Letícia Spiller estrela Rosamor
Continua depois da publicidade
– O filme é um grande desafio, principalmente porque o meu personagem, um criminoso, é totalmente avesso a mim. Acho que o filme tem tudo para projetar Santa Catarina no cenário nacional do mercado cinematográfico – comenta o catarinense Tabira Estevão, que se prepara para atuar na penitenciária no mês que vem.
Parceria instantânea
Um dos parceiros das produções é a Aktoro Escola de Formação de Atores, de Florianópolis. Ludi diz que conheceu a instituição no ano passado em Balneário Camboriú. A afinidade instantânea alavancou os projetos:
– A Aktoro tem profissionais competentes e gabaritados, a preparação do elenco vai ser feita com a escola. Encontramos atores catarinenses de alto nível. Só nos dá mais certeza ainda de que os trabalhos vão ser muito legais – comenta Ludi.
Continua depois da publicidade