Dois lobos-marinhos-do-Sul (Arctocephalus australis) foram liberados na manhã desta quarta-feira (30) na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os dois pinípedes juvenis estavam sob os cuidados da R3 Animal e foram reabilitados no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Continua depois da publicidade

> Presença de lobos e elefantes-marinhos no litoral de SC aumenta no inverno

> Lobo-marinho é visto na Prainha, em São Francisco do Sul

Os lobos foram resgatados pela equipe do PMP-BS junto à Udesc/Laguna, nos dias 6 e 7 de agosto, em diferentes praias daquela região. Ambos foram estabilizados e levados para o CePRAM/R3 Animal para serem reabilitados. Eles receberam um brinco de marcação com os números 014 e 015.

Os animais, uma fêmea e um macho, passaram por um longo período de tratamento. Para serem soltos, realizaram exames complementares, com o objetivo de verificar se estavam saudáveis e se não entraram em contato com algum patógeno de animais domésticos que pudesse ser levado para o ambiente natural e colocar a colônia em risco. 

Continua depois da publicidade

— Durante o processo de reabilitação, os lobos-marinhos eram vizinhos de recinto. Com a passar do tempo, os dois começaram a interagir um com o outro. Como eles ficaram aptos para soltura ao mesmo tempo, optamos em soltá-los juntos — informa a médica veterinária Marzia Antonelli.

Nesta época do ano é comum que animais dessa espécie sejam avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina com destino as nossas praias em busca de alimentos. Os lobos também procuram costões rochosos e faixas de areia para descanso. 

> Filhote de coruja se recupera após cair do ninho em empresa de Jaraguá do Sul

Saiba o que fazer quando encontrar um lobo-marinho

• Mantenha distância e ligue para 0800 642 3341.
• Ajude a isolar a área. Embora lobos-marinhos não sejam animais agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender.
• Evite aproximar-se com animais de estimação, pois eles podem transmitir doenças.. Caso cachorros tentem atacar o animal, ajude mantendo-os afastados.
• Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois ele quer apenas descansar.
• Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade. Molestar animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/98.

> Decisões de Salles podem agravar reflexos da estiagem em SC, avalia promotor

Órgãos de conservação da fauna marinha

O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Continua depois da publicidade

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

> Jaguatirica é encontrada em garagem de casa em Ponte Serrada, no Oeste de SC

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

 O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Veja as fotos do processo de soltura

Os lobos-marinhos eram vizinhos durante a reabilitação
Os lobos-marinhos eram vizinhos durante a reabilitação (Foto: Nilson Coelho/R3 Animal)
Equipe a caminho da Praia do Moçambique
Equipe a caminho da Praia do Moçambique (Foto: Nilson Coelho/ R3 Animal)
Momento da soltura dos lobos-marinhos 014 e 015
Momento da soltura dos lobos-marinhos 014 e 015 (Foto: Nilson Coelho/R3 Animal)
Lobos-marinhos caminham em direção ao mar
Lobos-marinhos caminham em direção ao mar (Foto: Nilson Coelho/ R3 Animal)
Depois de quase dois meses, os lobos voltam ao habitat
Depois de quase dois meses, os lobos voltam ao habitat (Foto: Nilson Coelho/R3 Animal)
Equipe da R3 Animal se despede dos animais que passaram pelo processo de realibilitação no centro de pesquisa
Equipe da R3 Animal se despede dos animais que passaram pelo processo de realibilitação no centro de pesquisa (Foto: Nilson Coelho/ R3 Animal)

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Continua depois da publicidade