Bombeiros controlaram um incêndio no Bairro Trinta Réis, em Nova Trento, por volta das 9h da manhã desta quarta-feira. Sem causas confirmadas, este foi o segundo foco de grandes proporções que atingiu a cidade em menos de 24 horas e durou toda a madrugada.
Continua depois da publicidade
Leia mais
>>> Bombeiros trabalham para conter incêndio de grandes proporções no Pântano do Sul, em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Os dois focos foram em áreas de reflorestamento de eucalipto, mas em localidades opostas do município. Cerca de sete quilômetros dividem Espraiado – onde o primeiro incêndio ocorreu, entre 15h e 20h de terça-feira – e Trinta Réis. Os Bombeiros de São João Batista ainda vão investigar a extensão dos estragos, mas já antecipam que foram queimados cerca de 300×500 metros e 500×500 metros respectivamente. Além disso, mata nativa foi atingida pelo fogo.
Praticamente não houve tempo para os profissionais descansarem entre uma ocorrência e outra. Menos de três horas após extinguirem o primeiro incêndio, às 22h30min, a corporação já foi avisada do novo foco por moradores que se assustaram com altas chamas nas proximidades. Apesar de parecer controlado às 3h, o fogo voltou a queimar e durou toda a madrugada.
Além dos bombeiros de São João Batista, equipes de Balneário Camboriú e de Itapema auxiliaram a operação, somando 20 pessoas no combate às chamas nos pontos altos dos dois incêndios. O helicóptero Arcanjo 01 prestou o apoio aéreo, capturando água nos mananciais e levava até áreas que queimavam.
Continua depois da publicidade
Durante as primeiras horas de quarta-feira, algumas casas próximas da área atingida precisaram ser monitoradas, mas estão fora de perigo.
Ainda não há confirmação do que causou o segundo incêndio. O foco da localidade de Espraiado, na tarde de terça-feira, começou depois de um curto circuito em um poste próximo a um terreno de reflorestamento.