Dois incêndios de grande proporção atingiram áreas de mata na última quarta-feira em Papanduva e Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina. Somadas, as áreas ocupam aproximadamente 220 mil metros quadrados e exigiram longas horas de trabalho dos bombeiros para conter as chamas.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

O primeiro registro foi por volta das 13h30 na Estrada Geral de Rodeiozinho, em Papanduva. Segundo os bombeiros, o incêndio na vegetação oferecia risco de atingir casas que ficam na região. Quatro moradores ajudavam no combate ao fogo quando as equipes dos bombeiros chegaram ao local.

O trabalho durou mais de três horas e foram usados cerca de 4 mil litros de água. Foi atingida uma área de 12 hectares, correspondente a 120 mil metros quadrados de mata. O proprietário da área afirmou aos bombeiros que o incêndio começou em uma área ao lado da propriedade.

Área atingida pelo fogo em Papanduva
Área atingida pelo fogo em Papanduva (Foto: Bombeiros, Divulgação)

O segundo incêndio aconteceu por volta das 19 horas em uma área de reflorestamento de eucalipto na Estrada Geral Posto Castilho, no bairro Volta Grande, em Rio Negrinho. Os bombeiros encontraram fogo na vegetação rasteira e de copa, já alastrado por grande parte do reflorestamento.

Continua depois da publicidade

Segundo testemunhas, o incêndio começou após a queda de um eucalipto na rede elétrica, causando um curto circuito. O fogo consumiu uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. Os bombeiros trabalharam por cerca de cinco horas e usaram 1 mil litros de água para conter as chamas.