Um ex-policial e um ex-carcereiro foram condenados nesta quarta-feira em Londres à prisão por terem vendido informações ao tabloide The Sun.
Continua depois da publicidade
O ex-policial Alan Tierney, de 40 anos, foi condenado a dez meses de prisão; e Richard Trunkfield, de 31, que trabalhava em uma prisão de alta segurança, a 16 meses, pelo tribunal de Old Bailey, em Londres.
Um outro ex-policial, que teve a sua identidade preservada por razões de procedimento, foi condenado a dois anos de prisão por fatos semelhantes, que não tiveram os detalhes revelados.
Os três eram julgados como parte da operação Elveden, uma investigação sobre o pagamento de propinas por jornalistas a funcionários públicos. Essa investigação é uma das ramificações do escândalo gerado pelas escutas telefônicas praticadas pelo extinto tabloide News of The World (NotW), que pertencia ao grupo Murdoch.
Alan Tierney foi condenado por ter vendido ao Sun, também de Rupert Murdoch, informações sobre as detenções – sem ligação entre elas – da mãe do jogador John Terry e do guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood.
Continua depois da publicidade
Richard Trunkfield foi condenado por ter recebido dinheiro em troca de informações sobre Jon Venables, que chocou os britânicos em 1993 por ter matado aos 10 anos de idade uma criança de dois em Liverpool. O ex-carcereiro recebeu 3,5 mil libras (4,1 mil euros).