Dois homens foram detidos pela Polícia Militar durante uma farra do boi em Navegantes, Litoral Norte do estado. O ato aconteceu entre a noite de sábado e madrugada de domingo, com aproximadamente 50 pessoas. A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para dispersar o grupo. Segundo a PM, os farristas atiraram pedras contra os policiais. Dois homens tentaram agredir um policial e acabaram sendo levados para a delegacia. Os farristas ainda tentaram jogar o boi no rio para atravessar até Itajaí, mas ele acabou sendo apreendido.

Continua depois da publicidade

O Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí, modelo em ressocialização no Estado, está superlotado. São 700 presos a mais do que a capacidade original. Santa Catarina tem várias unidades prisionais que não podem abrir vagas, e cerca de 500 presos de outras regiões foram absorvidos por Itajaí. O Complexo da Canhanduba é administrado pelo Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), mas a operação é terceirizada por uma empresa de Joinville. A Justiça já considera limitar a entrada e até mesmo fechar a unidade para novos presos, se não houver resposta das autoridades.

Existe a expectativa para que, nesta semana, o Complexo Prisional recém construído em Blumenau receba uma parte dos reeducandos da unidade da Canhanduba. Ainda assim, Itajaí vai continuar absorvendo presos de outros locais, devido à situação atual de estruturas prisionais com intervenção judicial no estado.

Não houve mortes somente nas estradas catarinenses durante este feriadão: em Imbituba, um jovem de 20 anos se afogou quando tentava retornar, a nado junto com colegas, da ilha até a praia da Vila. A vítima era um morador de Palhoça. Um homem também morreu na Guarda do Embaú, em Palhoça. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele entrou no rio da Madre, e logo afundou.

Já no Oeste do estado, o corpo de uma mulher de 39 anos foi encontrado em um açude na cidade de Maravilha. Segundo os bombeiros, ela estava desaparecida desde sexta-feira. Na manhã de domingo, a irmã dela e uma amiga viram o corpo no meio do açude, a cerca de 10 quilômetros de onde a vítima morava. A mãe dela passou mal ao saber da morte e precisou ser socorrida. O corpo foi encaminhado para o IML de São Miguel do Oeste, e serão feitos os exames para confirmar a causa da morte.

Continua depois da publicidade

*O Giro Estadual, tem a participação da RBS TV, do Diário Catarinense e do Hora de Santa Catarina. Também a colaboração do jornal A Notícia, do Jornal de Santa Catarina, do site O Sol Diário e do portal G1SC.