A Comissão Permanente do Vestibular da UFSC (Coperve) divulgou na noite de segunda-feira a lista oficial dos livros que cairão na prova do Vestibular 2018. Na relação de oito obras (leia abaixo), há duas representantes catarinenses: a novela policial Nós (Editora da UFSC), de Salim Miguel (1924-2016), e As fantasias eletivas (Record), de Carlos Henrique Schroeder – também indicada para o Vestibular UDESC deste ano.
Continua depois da publicidade
Em Nós, Salim Miguel apresenta um a um, em breves capítulos, os personagens sem nome do romance. Aos poucos, os destinos dos anônimos se cruzam, até que um assassinato acontece e a trama passa a girar em torno do mistério que envolve o crime.
Salim Miguel, libanês de nascimento e catarinense de adoção, foi jornalista e escreveu 33 livros, entre contos, romances, crônicas e depoimentos. Publicou Nós, sua última obra, aos 91 anos.
As fantasias eletivas, de Carlos Henrique Schroeder, descortina a vida de Renê, recepcionista de hotel na turística Balneário Camboriú. Em meio a uma rotina banal e problemas familiares, Renê se torna amigo de Copi, travesti argentina obcecada por fotografia.
Carlos Henrique Schroeder nasceu em Trombudo Central em 1975. Dentre outras obras, é autor da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional. É também crítico literário e escreve no Diário Catarinense semanalmente.
Continua depois da publicidade
Lista de livros para o Vestibular UFSC 2018:
Carlos Henrique Schroeder – As Fantasias Eletivas
Conceição Evaristo – Olhos D’água
Manuel Bandeira – Melhores poemas (seleção de Francisco de Assis Barbosa)
José de Alencar – Lucíola
Luis Fernando Verissimo – Comédias para se Ler na Escola
Maria Valéria Rezende – Quarenta Dias
Nelson Rodrigues – Valsa n° 6
Salim Miguel – Nós
Leia mais:
As últimas obras e as preferências literárias de Salim Miguel
Thiago Momm comenta o livro “As Fantasias Eletivas”, do autor catarinense Carlos Henrique Schroeder
Últimas notícias sobre literatura no DC