Atualizada às 13h50min

Dois animais tiveram de ser recolhidos na manhã desta quarta-feira por apresentarem graves problemas de saúde. O pônei e o cavalo, ambos em idade adulta, não conseguiam nem ficar de pé por conta da fraqueza. De acordo com a ONG Viva Bicho, os dois casos caracterizam maus-tratos.

Continua depois da publicidade

– Estamos com muitos abandonos de animais na região, especialmente de cavalos. Os recolhimentos desses animais está cada vez mais comum – conta Bianca Ribas, voluntária da Viva Bicho.

O primeiro caso ocorreu em Camboriú, onde três pôneis foram encontrados abandonados em um terreno de propriedade particular. Segundo o relato de vizinhos, há pelo menos uma semana eles estavam sem água e comida. Um dos animais precisou ser levado às pressas ao veterinário, onde ficará internado para receber tratamento.

Continua depois da publicidade

– Ele está bastante desidratado e precisará, neste primeiro momento, ficar no soro para recuperação. Depois, outros exames serão feitos – explica o médico veterinário, João Sávio Poltronieri.

Em Balneário Camboriú, um cavalo bastante debilitado também foi encontrado na manhã desta quarta-feira. O animal não conseguia levantar e apresentava febre alta. No terreno do Bairro dos Estados, também de propriedade particular, não havia água.

Ainda antes do meio-dia, o animal precisou ser sacrificado por não ter chance de recuperação. De acordo com diagnóstico veterinário, o cavalo estava com tétano.

Continua depois da publicidade