Na última semana da campanha eleitoral em Criciúma, os candidatos Fábio Brezola (PT) e Ronaldo Benedet (PMDB) participaram, na noite desta segunda-feira, de um debate promovido pela TVCOM. Apesar de terem sido convidados – e suas assessorias terem concordado com as regras do programa – Américo Faria (DEM) e Márcio Búrigo (PP) não compareceram. Durante os cinco blocos, o petista e o peemedebista deram opiniões sobre temas variados, como mobilidade urbana, educação, segurança pública, saneamento básico e economia.
Continua depois da publicidade
Sobre o trânsito da mais importante cidade do Sul do Estado, Benedet lembrou que os projetos para melhoria da mobilidade urbana passam, também, pela atenção ao transporte individual, já que a frota de veículos em circulação dobrou nos últimos anos. O peemedebista defendeu educação para as crianças e sincronização das sinaleiras. Brezola falou da necessidade de políticas públicas que desafoguem o trânsito e elencou obras físicas que poderiam, segundo ele, ajudar a solucionar o problema. Citou um túnel entre as ruas Marechal Deodoro e Pedro Silva e passarelas que liguem os dois lados da cidade.
Ao ser questionado sobre o que fazer para resolver a equação educação e segurança pública – dentro do tema formação de jovens, sorteado pela produção -, Brezola lembrou que Criciúma tem a maior escola técnica da América Latina e que, apesar disso, boa parte dos jovens parte para trabalhar em outras cidades depois da formatura. Para driblar isso, defendeu incentivo para que empresas se instalem na cidade. Benedet, na réplica, enfatizou que o ensino fundamental precisa implantar a escola integral e que as disciplinas deveriam contemplar a difusão de princípios para a vida, que os diferenciaria dos demais jovens do estado e do país.
Nas considerações finais, os dois candidatos citaram seus vices e agradeceram às famílias. Benedet procurou enfatizar sua experiência administrativa -como ex-secretário de obras de Criciúma e ex-secretário de segurança pública do Estado -e Brezola destacou ter feito uma campanha propositiva. Falou, também, de sua ligação com o governo federal.
Continua depois da publicidade
Os candidatos Cintia dos Santos (PSTU) e Rodrigo Maciel (PCB), de partidos sem representação no Congresso, tiveram reportagens exibidas nos jornais da TVCOM, primeira e segunda edição.
Os eleitores de Criciúma voltam às urnas no domingo, dia 3, porque o resultado do pleito de outubro de 2012 foi descartado pela Justiça Eleitoral. Naquela disputa, o vencedor foi o tucano Clésio Salvaro, que concorria à reeleição. Depois do resultado, Salvaro, que havia concorrido com processo de registro de candidatura pendente na Justiça, foi barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Como teve mais de 50% dos votos, a legislação determina que seja realizada uma nova eleição. Outras três cidades catarinenses realizam novo pleito no mesmo dia: Balneário Rincão, Campo Erê e Tangará.
Continua depois da publicidade