Dois cães foram encontrados na manhã de quinta-feira pela Polícia Militar (PM), vítimas de maus-tratos em Taió, no Alto Vale do Itajaí. Os dois animais estavam no pátio de uma residência, sem água, nem comida, amarrados a uma corrente curta. Além disso, um deles estava sem a metade da pelagem, provavelmente devido ao estágio avançado da sarna. Como o município não possui órgão especializado, os animais continuam com o proprietário. No entanto, ele responderá na Justiça Estadual por maus-tratos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o registro policial, a PM recebeu a denúncia e foi até o local para verificar a situação. Quando chegou, não havia ninguém na propriedade. Os dois animais encontram-se muito magros e doentes. A Polícia tentou entrar em contato com o veterinário da prefeitura, mas o profissional estaria fazendo atendimento no interior do município e não conseguiu atender os animais.

(Foto: COPOM de Taió/ Divulgação)

Por volta das 9h30, compareceu na sede da PM um homem que informou ser o proprietário dos cães. Como o município não dispõe de órgãos especializados, o homem foi orientado pela PM a solucionar os problemas encontrados e deve continuar com os cães. A polícia tentará novo contato com a prefeitura, na tentativa de solucionar o problema. O homem deve comparecer no Fórum de Taió no próximo dia 12.

A veterinária da Secretaria de Agricultura de Taió, Elisiane Furtado, informou que os animais foram examinados e alimentados. Eles foram deixados com o dono porque o município não possui centro de zoonoses ou abrigo para recolher os cães. Ela informou ainda que o proprietário se responsabilizou a comprar o medicamento para um dos animais, que está com sarna, e tratá-los da forma adequada. A Secretaria vai acompanhar o tratamento.

Continua depois da publicidade