O pernambucano Paulo Moura e o carioca Victor Ribas já estão classificados entre os 16 melhores surfistas do Quiksilver Pro France, nona etapa do ASP Foster?s WCT 2005. Peterson Rosa, Guilherme Herdy e Raoni Monteiro ainda vão tentar a vaga nesta fase semifinal da competição nesta quinta.

Continua depois da publicidade

A competição ficou atrasada hoje, porque houve um novo swell (ondulação) na Cote D?Argent Francesa durante a noite e o dia amanheceu com ondas enormes, com as maiores séries chegando a incríveis 4 metros de altura em Hossegor. Com isso, os organizadores mudaram o local da terceira rodada de La Graviere, para La Nord.

Porém, como a competição só começou às 13 horas, foram realizadas apenas nove baterias e na última delas o tricampeão mundial Andy Irons passou um sufoco para superar o neozelandês Maz Quinn no minuto final do confronto.

Ao contrário, Kelly Slater venceu fácil Jeremy Flores e seguiu para enfrentar Paulo Moura, com o pernambucano podendo trazer a decisão do título mundial para o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005, caso consiga barrar o norte-americano nas oitavas-de-final.

Tanto Victor Ribas quanto Paulo Moura só pegaram três ondas em suas baterias nas difíceis condições do mar em Hossegor. Vitinho disputou o segundo confronto do dia e com notas 5,17 e 7,33 vingou a derrota sofrida para o australiano Daniel Wills na primeira fase, despachando-o com uma larga vantagem de 12,50 x 6,60 pontos. Ribas agora vai abrir as oitavas-de-final contra o californiano-voador Dane Reynolds, que eliminou o ex-campeão mundial C. J. Hobgood no duelo norte-americano que inaugurou esta quarta em La Nord.

Continua depois da publicidade

Já o pernambucano Paulo Moura atropelou o australiano Michael Lowe. Com notas 7,33 e 6,33 em suas duas últimas ondas, ele bateu com facilidade o adversário.

– Gosto muito dessa onda e espero conseguir ir mais longe. Procuro não pensar muito em quem vou enfrentar e tento focar no que eu tenho que fazer para passar a bateria. Mas, é claro que é sempre uma pedreira enfrentar o Kelly Slater, ainda mais nessa fase excelente que ele vive – Moura.