NSC TOTAL DANIEL
(Foto: NSC Total)

Pioneira no Brasil, a nossa Rede de Centros de Inovação é uma das maiores conquistas dos últimos anos para o ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina e do país. Já são dois anos de atuação da Rede, que teve início em abril de 2018 com o Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis, e nesse meio tempo, muitos resultados positivos foram alcançados. Hoje a Rede conta com quatro Centros de Inovação (Primavera, Downtown, Soho e Sapiens Parque), tendo sido dois deles inaugurados em 2019.

Continua depois da publicidade

A Rede tem como gestoras a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), mostrando o poder e a importância das parcerias público-privadas em prol do desenvolvimento das cidades e estados. Em Florianópolis, somente em 2019, mais de 1300 empresas foram beneficiadas de alguma forma pela Rede, e cinco mil pessoas foram atendidas e amparadas em suas jornadas de empreendedores.

Os centros são espaços de colaboração e convivência de diversas empresas e empreendedores que fomenta a troca e a participação de cada vez mais pessoas na construção do ecossistema. Além do espaço, outro recurso que a Rede oferece para estimular essa integração e apoio são os Escritórios de Promoção da Inovação (EPIs), que promovem acolhimento e oferecem orientação e suporte a potenciais empreendedores. Pessoas com boas ideias, mas sem muito conhecimento ou experiência sobre como colocá-las em prática são mentoradas por empreendedores experientes e mentores da Rede, saindo dali com um primeiro rumo do que fazer. Em 2019, aproximadamente 250 pessoas foram atendidas por esta estrutura, que está presente nos quatro centros da Rede.

A Rede de Centros de Inovação funciona como um grande coworking, e hoje abriga mais de 200 empresas entre sedes instaladas nos espaços dos centros, startups incubadas em programas como o MIDITEC, LinkLab e StartLab ou em ambientes como o Impact Hub. São novas oportunidades a cada dia para os empreendedores, seja de geração de negócios ou mesmo de contato e aproximação com diferentes players do mercado para planos futuros, todo dia se aprende alguma coisa na Rede de Centros de Inovação. O que a ACATE mais aprende é sobre a importância de compartilhar, e procuramos seguir esse ideal em todas as nossas ações. Desejamos vida longa à Rede e estaremos sempre prontos para apoiar as novas ações.

Continua depois da publicidade