O município de Canoinhas, Região do Planalto Norte de Santa Catarina, registrou casos suspeitos de doenças virais e alguns surgiram depois das fortes chuvas de outubro. A cidade tem sete casos de leptospirose sendo investigados e 36 pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus. Duas das pessoas com Covid-19 estão internadas. As informações são da Secretaria de Saúde da cidade.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Canoininhas também registrou 50 casos de pessoas com infecção intestinal, só na última semana. Uma pessoa morreu por hantavirose depois de 11 anos do último caso na região. A doença é rara e tem alta taxa de mortalidade, sendo adquirida através das fezes ou saliva de roedores infectados.
Blumenau sai da situação de enchente depois de enfrentar a 4ª cheia do mês
Pela coincidência dos sintomas das doenças registradas, a Secretária de Saúde de Canoinhas, Francieli da Costa Colla, passou uma série de orientações para as pessoas.
Continua depois da publicidade
— Pedimos à população que retornem com o uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios, que procurem atendimento quando apresentarem diarreia e vômito para que não se desidratem. Se tiverem dores no corpo e na panturrilha, procurem uma unidade de saúde para investigar a suspeita de doenças virais ou a leptospirose, que é bacteriana —, disse a Secretária.
O município chegou a decretar situação de emergência no início de setembro, por conta de estragos causados pelos temporais, como uma tempestade com granizo com pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha.
Leia também
Mafra volta a ter cheia em rio, alagamentos e moradores desabrigados mesmo sem chuva
Mulher pula de 3º andar de prédio para fugir de agressões do namorado no Sul de SC