Foi por pouco, mas ainda não foi desta vez que o Figueirense conseguiu a primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Na Arena Corinthians, o Figueira empatou em 1 a 1 com o Timão, em partida válida pela 16ª rodada da competição. O time catarinense vencia o duelo até os 38 da segunda etapa, com gol de Dodô, quando Danilo apareceu para igualar o marcador e acabar com a festa do Furacão.

Continua depois da publicidade

O Figueirense fez um bom jogo na Arena, local que traz boas lembranças à equipe da Capital. Foi lá, em 2014, na inauguração do estádio palco da abertura da Copa do Mundo, que o time de Florianópolis bateu o Timão, por 1 a 0. Lembranças à parte, o resultado deste sábado acabou sendo importante para o Figueira se recuperar na competição nacional.

A etapa inicial foi marcada por grande posse de bola do Corinthians (64% a 36%), faltas duras do Figueira, poucos chutes a gol e dois lances impressionantes, um para cada lado. No primeiro, o lateral-esquerdo Pará salvou o que seria o gol do time da casa. Ele tirou a bola de cima da linha, após cabeceio de André. Minutos depois, Dodô perdeu a melhor do Figueirense no jogo para abrir o marcador. Após grande vacilo de Balbuena, o meia aproveitou a sobra e ficou livre para marcar, de frente para o goleiro Cássio, mas desperdiçou e chutou para fora.

O Figueirense soube segurar o Timão, apesar das duras faltas e de ter tomado quatro cartões amarelos só no primeiro tempo. Para a segunda etapa, o técnico Argel Fucks mudou o time e colocou Bady para jogar no lugar de Rafael Silva.

O Corinthians começou pressionado e, aos 9 minutos, Thiago Rodrigues fez grande defesa e depois caiu no chão sentindo dores na perna direita, em uma jogada pela esquerda em finalização de Giovanni Augusto. Ele chegou a fazer sinal para ser substituído, mas foi atendido pela equipe médica e decidiu permanecer na partida.

Continua depois da publicidade

Se no primeiro tempo ele perdeu, no segundo ele matou o lance. Dodô se redimiu e marcou um golaço de fora da área, aos 13 minutos. Roubada de bola de Pará, Dodô limpou a marcação e chutou no ângulo, sem chance de defesa para o goleiro Cássio. Primeiro tento do jogador com a camisa alvinegra neste Campeonato Brasileiro.

Aos 34, Dodô ainda teve chance de marcar mais um. Ele driblou o goleiro Cássio, que fez a falta no jogador do Figueirense e recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, Rafael Moura soltou um chute muito forte e colocou o goleiro do Timão para trabalhar e espalmar para fora.

Aos 38 minutos, Danilo apareceu para empatar a partida, de cabeça, após cobrança de escanteio. Ele testou no ângulo. Em seguida, quase que o Timão consegue a virada, mas Thiago Rodrigues, mais uma vez, salvou o Figueirense, com uma grande defesa.

Próxima rodada

Pela 17ª rodada, o Figueirense recebe o Vitória no próximo sábado, às 16h, no Orlando Scarpelli. Antes, na quarta-feira, o Alvinegro volta ao estado de São Paulo para encarar a Ponte Preta, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida é as 19h30min, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o Corinthians volta a campo no domingo, às 16h, diante do Internacional, em Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS (1)

Cássio; Léo Príncipe, Yago, Balbuena, Uendel, Bruno Henrique (Guilherme), Rodriguinho (Elias), Giovanni Augusto (Danilo), Marquinhos Gabriel, Romero e André

Técnico: Cristóvão Borges

FIGUEIRENSE (1)

Thiago Rodrigues; Ayrton, Werley, Bruno Alves, Pará (Morassi); Elicarlos (Jackson Caucaia), Jefferson, Yago, Dodô; Rafael Silva (Bady) e Rafael Moura

Técnico: Argel Fucks

Gols: Dodô, aos 13 minutos do 2º tempo (F); Danilo aos 38 da 2ª etapa

Cartões amarelos: Pará, Dodô, Werley, Yago, Bruno Alves, Jefferson (F); Uendel, Cássio (C)

Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo

Público total: 8.769

Renda: R$ 2.513.051,50