O cinema do Centro Integrado de Cultura, na Capital, está de portas abertas para receber deficientes visuais para uma exibição inédita. O documentário Além da Luz, que narra a vida de sete pessoas cegas, será transmitido nesta segunda-feira e conta com o recurso pioneiro da audiodescrição que, como o nome sugere, descreve os acontecimentos das cenas.
Continua depois da publicidade
Leia também:
20 anos depois: como está a vida dos atores após “Friends”
Curta a página do caderno Anexo no Facebook
Continua depois da publicidade
A proposta rompe com a ideia universal de que as salas de cinema são metaforicamente fechadas para os cegos. Afinal, os filmes normalmente não conseguem explicar a sutileza de um não quando o rosto da personagem diz sim. Por ser uma técnica cara, Yves Goulart, diretor do filme, acredita que este seja o único documentário catarinense a aplicá-la. Graças à ajuda de voluntários eles conseguiram não gastar mais nada no orçamento.
Foto: Marcelo Nigri / Divulgação
Yves Goulart entrevista Maria da Gloria Almeida
Além da Luz estreou nas Nações Unidas, nos Estados Unidos, em 2009. De lá foi exibido em sete países e levou dois prêmios em festivais na China e no México. Por onde passa leva uma mensagem de desafio, mas também de superação. O objetivo do filme, como Goulart explica, não é ganhar dinheiro, é educacional:
– As pessoas não estão preparadas, mas milhares de pessoas ficam cegas neste exato momento, seja por uma doença, seja por um acidente. Um dos objetivos do filme é ser um instrumento de transformação nos primeiros meses de pessoas com deficiência.
Continua depois da publicidade
O filme é uma produção independente e foi gravado no interior de Santa Catarina – nas cidades de Criciúma, Urussanga e Cocal do Sul -, no Rio de Janeiro, em Nova York e em Coupvray, na França – onde nasceu Louis Braille, criador da técnica de leitura usada hoje mundialmente por cegos.
A exibição faz parte da programação do Primavera dos Museus, evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que busca dar visibilidade aos museus de todo o país. O tema desta oitava edição são os museus criativos.
Agende-se
O quê: exibição do documentário Além da Luz, com audiodescrição, de Yves Goulart
Quando: hoje, às 15h45min
Onde: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica,Florianópolis)
Quanto: gratuito
Mais informações: (48) 3664-2650