O documentário “O Preço do Progresso: Canal do Linguado”, que aborda os motivos e as consequências do fechamento do canal do Linguado, na Baía da Babitonga, será exibido gratuitamente nesta sexta-feira (19), em Joinville.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Com direção de Maicon Aloncio, o filme explora desde a formação geológica da baía até as razões comerciais do fechamento e as consequências contemporâneas dessa decisão, analisando aspectos históricos, culturais, ambientais e sociais, incluindo a vida dos povos originários e a evolução das cidades.
Para o diretor Maicon Aloncio, não há quem passe pelo aterro do Linguado e não ache no mínimo estranho o fato de um lado ter água e o outro, não. O material ainda desmistifica a controversa alegação de influência nazista no fechamento, focando nas verdadeiras motivações.
— A clareza sobre nosso passado com o peso da ciência histórica é uma boa justificativa para a produção do filme. Além disso, a questão do Linguado é um reflexo local de um problema global, e o entendimento dela pode nos auxiliar a refletir sobre questões que extrapolam os limites da Babitonga — pontua.
Continua depois da publicidade
O canal do Linguado faz parte da Baía da Babitonga, sendo a ligação entre ela e o Oceano Atlântico e a separação da ilha de São Francisco do Sul do continente. Em 1935, o canal foi fechado por um aterro para permitir a passagem da estrada de ferro.
Veja quando e onde o filme será exibido
Sexta–feira (19)
- Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Aventureiro, às 9h e 14h
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi), às 10h, 14h e 19h30min
- Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Adhemar Garcia, às 14h30min
Leia também
FOTOS: Veja a passagem do cruzeiro de luxo com turistas dos EUA em São Francisco do Sul
Em Joinville, Sargento Lima apresenta dados de violência em SC e destaca papel do Estado
Empresa multada em R$ 100 mil por obra precária em Joinville também é suspensa de licitações