Quem já se emocionou com aquela música que diz assim: “Quando esse trem de alegria vara a vida da gente / Sempre que a estação mais perto é o nosso coração / Difícil se saber na hora o que a gente sente / Se certos amigos nos mostram que o mundo ainda é bom / Por saber / Que tendo você do meu lado me sinto mais forte”? Ou então com aquela outra: “Vou fugir dessa Metrópole à libertação e seguir algum caminho que me leve ao Sul”?
Continua depois da publicidade
Pois o poeta que compôs essas letras que comovem catarinenses há anos é Daniel Lucena. Um lageano que tem a alegria na alma. Um cara simples que gosta de viver e sentir as emoções que a vida proporciona. É sobre ele o documentário que será lançado amanhã em Florianópolis. Homenagem justa ao autor da música mais regravada do Estado, Certos Amigos, que não por acaso dá nome ao filme.
Ao contar a história de Lucena, Jhonatan Matos e Luiz Maffei, em parceria com a Degugas Produções – do cineasta Gustavo Remor Moritz e da fotógrafa Lenka Baranenko -, contam também a história da música catarinense dos anos 1980, com a participação de artistas, jornalistas, amigos e familiares que viveram aquela época.
A ideia inicial dos então estudantes de Jornalismo era fazer um trabalho de conclusão de curso sobre a vida do músico. Mas durante a captação a dupla encontrou tantas informações, tanta preciosidade, que acabou transformando o projeto de 30 minutos em um documentário de mais de uma hora.
Continua depois da publicidade
Lucena ficou conhecido pela atuação no grupo Expresso Rural, que formou com os amigos Volnei Varaschin, Paulo Back, Zeca Petry, Marcos Ghiorzi e Márcio Correa. Além de principal letrista, é também o vocalista. Por conta da identificação provocada por suas músicas, a banda caiu nas graças do público. Costumo dizer que ele tem o poder de transformar qualquer detalhe do dia a dia em poesia. É uma forma simples e muito bonita de traduzir sentimentos como saudade, amor, paixão, amizade.
O Expresso continua na ativa, e o músico lançou ainda um CD duplo com grande parte do que já compôs. O disco traz um trabalho gráfico lindo e todas as letras cifradas.
O documentário vai ser exibido amanhã e na quarta-feira no Cinema do CIC. E como é bom ver um grande compositor recebendo esse reconhecimento em vida. O homenageado garantiu presença nos dois dias.
Continua depois da publicidade
As noites também reservam uma canja musical com Gazu (Dazaranha), Rô Conceição (Iriê), o próprio Daniel Lucena e sua irmã Louise. Oportunidade para se emocionar e chegar mais perto da nossa música.
Agende-se
O quê: lançamento do documentário Certos Amigos
Quando: terça e quarta-feira, às 20h30min
Onde: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 10 (segundo lote)
Classificação: 12 anos