O documentário “Luci e a Terra”, sobre a relação de Luci Teresinha Choinacki com a agroecologia e a política, tem pré-estreia gratuita marcada para quarta-feira (12) no Auditório do Centro de Educação Popular (CEDEP), em Florianópolis. A produção foi contemplada com o Prêmio Catarinense de Cinema, em 2020, pela Fundação Catarinense de Cultura.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total pelo WhatsApp
O curta-metragem trata da primeira agricultora do Brasil a ser deputada estadual e federal e a relação política dela com a vida, outras mulheres, as plantas e a terra. Depois de quatro mandatos no poder legislativo, Luci voltou para a lavoura e trabalha pela agroecologia no Planalto Catarinense.
A proposta documental, de acordo com a diretora e roteirista Kática Klock, é aproximar o olhar do público para a vida e o trabalho das mulheres no campo. Ainda abordar a relação delas com o meio ambiente, os conflitos, as perdas, os ganhos, e reportar como as agricultoras são seres políticos por existir.
— Refletir sobre a existência de uma mulher como Luci Choinacki é provocar o exercício da problematização de questões sobre a terra e a vida, sobre a ocupação e a agricultura, sobre a saúde e a soberania alimentar, e sobre o papel da mulher nesse território desigual — afirma a diretora.
Continua depois da publicidade
O documentário realizado pela Contraponto buscou material iconográfico sobre a passagem de Luci Choinacki por diferentes lutas sociais e políticas. A agricultora esteve à frente de projetos para a melhoria da vida das mulheres, das condições de vida no campo e do meio ambiente.
Quem é Luci Choinacki
Luci Choinacki foi atuante nos anos 1980 com a Pastoral da Terra, no Oeste de Santa Catarina, participou do início do Movimento de Mulheres Agricultoras (hoje MMC), foi a primeira mulher agricultora no Brasil a ser eleita deputada estadual (1987-90), e em seguida deputada federal em três mandatos entre 1991 e 2015. É autora da lei que instituiu a aposentadoria para as donas de casa.
Serviço
- O quê: Pré-estreia do documentário “Luci e a Terra” (18 min, 2023)
- Quando: 12 de abril, às 19h30
- Onde: Auditório do Centro de Educação Popular (CEDEP) – Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N, Monte Cristo, Florianópolis
- Entrada gratuita e aberta ao público
Leia também
Austrália e Nova Zelândia abrem contagem regressiva a 100 dias da Copa
Luísa Sonza ganha série documental na Netflix, e Fernanda Souza comanda reality
Twitter contraria governo e mantém posts com apologia a ataques nas escolas