Recortes da trajetória do cineasta Rogério Sganzerla compõem um documentário inédito sobre o artista, que será lançado na noite de hoje em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, cidade onde ele nasceu.
Continua depois da publicidade
Mr Sganzerla – Os Signos da Luz, dirigido por Joel Pizzini e Maria Flor Brasil, será exibido pela primeira vez em Santa Catarina. A produção conta com trilha sonora inédita de Gilberto Gil. A história reúne depoimentos de familiares, de amigos e do próprio Sganzerla. As falas são costuradas com imagens do cineasta, que morreu em 2004. Diversas gravações foram feitas em Joaçaba, em 2010, nos locais onde ele viveu. Antonio Carlos Pereira, o Bolinha, era amigo de Sganzerla e participou das filmagens. No documentário, ele aparece entrevistando Zenaide Sganzerla, mãe do cineasta que mora em Joaçaba. Bolinha também cedeu filmagens de um programa de rádio gravado em 1987, apresentado por ele e que teve a participação de Sganzerla.
O filme combina imagens e depoimentos de arquivo que revivem a trajetória do diretor de O bandido da luz vermelha. Uma das coisas que mais fica clara no documentário Mr Sganzerla – Os Signos da Luz é a teoria defendida pelo cineasta, que sempre dizia que o cinema é montagem. Por conta disso, os recursos de edição são bastante explorados na produção. Outro ponto marcante do filme é o fato de que Sganzerla aparece muito próximo de artistas como o poeta Noel Rosa, afirmando que o cinema deveria ser uma melodia do pensamento.
A exibição do documentário marca o aniversário do Cineclube Miguel Russowsky, que funciona há dois anos no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, com sessões semanais viabilizadas através do programa Cine Mais Cultura.
Continua depois da publicidade