Focado em contar o início da trajetória do clube e sua relação com a torcida, o documentário inédito “JEC 76 – Nasceu Campeão” agora vai ser exibido em TV aberta, na NSC TV. A união entre dois times da cidade (Caxias e América) transformou o coração de Joinville em preto, branco e vermelho, em uma fusão que desde o início se mostrou campeã. O JEC foi fundado em 29 de janeiro de 1976 e no mesmo ano conquistou o título do Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O documentário será exibido em episódios de aproximadamente três minutos nas noites de quarta-feira, sempre no intervalo da novela Renascer, entre 21h e 22h. A previsão é de que a exibição completa dure sete meses, em 30 capítulos.

Conforme Hilton Maurente, responsável pela direção geral do documentário, o maior desafio foi transformar o material em pílulas para os horários comerciais. O documentário tem 86 minutos e é contado como uma história.

— Ele é visto inteiro e tem toda uma sequência. Conta primeiro qual foi o início, o projeto do JEC. Depois conta como montar um time, como escolher um presidente, um treinador, como criar o uniforme. Ao longo dessa transmissão as pessoas vão descobrir isso tudo. É um documentário de pura emoção contado sobre a ótica de quem viveu isso — explica Maurente.

Continua depois da publicidade

A construção do documentário iniciou em 2021 e a ideia da produção surgiu de um pôster da Revista Placar, que tinha todo o elenco campeão catarinense de 1976. Logo em seu primeiro ano, o time conquistou o título de Campeão Estadual, criando uma nova paixão com o povo da cidade.

— A ideia era produzir uns 30 minutos de material, conversando com os jogadores. Mas à medida que fomos conversando com os personagens a história foi crescendo. Entrevistamos mais de 26 pessoas. Deu mais de 20 horas de gravação. O sentimento de estar também na TV aberta é de realização. Tenho certeza que quem participou vai se sentir valorizado — conta Anildo Jorge, roteirista da produção.

Segundo Osni Fontan, capitão do tricolor em 1976, a união entre os dois times para fundar o JEC foi muito forte. Com o título catarinense já em seu primeiro ano, o Joinville Esporte Clube já nasceu campeão.

— Os atletas que eram rivais se reuniram de uma forma impressionante. Os jogos apareceram e os resultados aconteceram. Cada ano que passava vinham jogadores melhores. Eu me lembro da preocupação dos times adversários com o Joinville. Foi uma união de imediato — lembra Fontan.

Continua depois da publicidade

O documentário também é contado pela perspectiva dos familiares dos atletas, torcedores e profissionais da imprensa. Com 48 anos de história, o JEC conquistou 12 títulos catarinenses.

Veja fotos da história do JEC:

Assista o trailer

Leia também

Com janela de transferências aberta, Robinho já pode ser inscrito para estreia no JEC Futsal

Em busca do título, ACM/Estacaville vence o Aviação e empata na liderança da Primeirona em Joinville

JEC Futsal vence Tubarão fora e volta ao G4 da Liga Nacional