Dobrou o número de regiões de Santa Catarina que saíram do risco gravíssimo para o coronavírus. Semana passada eram quatro pontos; neste sábado (10), conforme atualização do governo do Estado, são oito. Todas elas estão na cor laranja, o chamado nível grave.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Este é o melhor cenário desde o dia 24 de abril. As outras oito regiões, no entanto, continuam no nível gravíssimo em relação à Covid-19 (cor vermelha), entre elas todo o Vale do Itajaí e o Sul de SC.
Para definir o nível de risco das 16 regiões, os cientistas de dados do Estado levam em consideração taxas de óbitos, de transmissibilidade, percentual de resultados de exames e ocupação em leito de UTI.
O índice que mede a capacidade de atenção – que leva em conta a ocupação de leitos – destaca que a Grande Florianópolis apresenta o mais baixo nível, classificada como moderado (cor azul). Entretanto, todas as outras regiões seguem no nível vermelho.
Continua depois da publicidade
As regiões do Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí e Nordeste sofreram uma piora no quesito transmissibilidade, retornando ao risco mais alto de transmissão da doença.
— Não é momento de baixarmos a guarda, a pandemia não acabou e para que essa evolução siga é necessário que todos continuem mantendo os cuidados — pede o secretário de Saúde André Motta Ribeiro.
Sem fila
Nesta sexta-feira (9), Santa Catarina zerou a fila de espera por um leito de UTI. Foi a primeira vez desde março, Além disso, a soma de pessoas internadas, com diagnóstico positivo ou com suspeita da Covid-19, é a menor desde 25 de fevereiro. São 901, sendo 72 na rede privada e 829 pelo SUS.

Segundo dados estaduais, desde o início da pandemia, 1.074.422 pessoas já foram confirmadas com a Covid-19, sendo que 1.039.120 estão recuperadas e 18.050 continuam em acompanhamento. Nesta sexta-feira, mais 2.612 casos foram confirmados.
Continua depois da publicidade
Em relação às mortes, já são 17.252, o que gera uma taxa de letalidade de 1,61%. Mais 30 óbitos foram confirmados nesta sexta.
Leia também
Monitor da Vacina: veja dados da vacinação contra Covid em cada município de SC
Teve reação à vacina da Covid? Veja o que fazer
Teste para Covid mais barato e rápido do que o PCR é desenvolvido em SC
Mamografia após vacina contra Covid não causa câncer de mama, alerta mastologista