A doação de sangue é um dos atos altruístas mais importantes da sociedade, que vem ajudando os médicos a salvar inúmeras vidas diariamente. Com apenas uma única doação, é possível salvar até quatro vidas e gerar vários sorrisos.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O consumo de bolsas de sangue no país é diário e contínuo, e tem aumentado anualmente. Sem ter um substituto, o sangue é usado para inúmeras situações, como, por exemplo: emergências que causam hemorragia, anemias crônicas, cirurgias de urgência, complicações de dengue e febre-amarela, tratamento de cânceres e muitas outras.

A disponibilidade do sangue é extremamente vital para diversos momentos, sejam eles mais críticos ou não. No entanto, os hemocentros estão sempre atuando com seus bancos perto do estoque mínimo. Por esse motivo, é tão importante que as pessoas passem a doar mais sangue.

Mas, o que fazer? Como começar? Quem pode ser doador e aonde ir? Estas são dúvidas bem comuns que deixam muita gente perdida. Esses questionamentos, na maioria das vezes, acaba afastando as pessoas da doação, justamente por acreditar em mitos disseminados por quem não entende muito do assunto.

Continua depois da publicidade

Por que os calendários existem?

Por isso que, para ajudar a esclarecer mais sobre o assunto, trouxemos algumas respostas acerca das principais dúvidas que as pessoas têm sobre a doação de sangue. Confira:

Quem pode doar sangue?

Primordialmente, podemos dizer que qualquer pessoa pode se candidatar a ser um doador de sangue. Porém, essa aceitação dependerá de uma série de fatores que consideram, principalmente, o risco que a doação pode representar tanto ao doador, como a quem receberá o sangue.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Essa é uma dúvida bem comum entre as pessoas, principalmente por quem já tem tatuagem. E a resposta é bem simples! Sim, pode ser um doador. No entanto, também existem critérios.

Segundo a orientação dos especialistas, uma pessoa que fez uma tatuagem, pode ter que esperar de 6 a 12 meses após o procedimento. Isso evita o risco de transmissão de agentes infecciosos.

Continua depois da publicidade

Ou seja, esse intervalo é uma medida de precaução, para que os materiais coletados apresentem qualquer tipo de contaminação. Por mais que todo sangue coletado passe por exames, algumas doenças, como a Hepatite e HIV, não são detectáveis a curto prazo, levando até meses para aparecer nos exames.
O prazo vale também para quem fez algum procedimento de maquiagem definitiva, ou ainda, em alguns casos de colocação de piercing. Com isso, após os 12 meses, quem tem tatuagem pode procurar um hemocentro para fazer a sua doação e ajudar quem precisa de sangue.

Confira as melhores praias de Santa Catarina

Quais os requisitos para doar sangue?

Os principais requisitos para ser um doador de sangue são:

  • Ter mais que 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de um formulário especial);
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação clara do candidato e que seja emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada, CNH, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, etc.);
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Pode doar sangue menstruada?

Sim, é possível doar sangue durante qualquer momento do período menstrual. Conforme explica a FioCruz, “as células sanguíneas doadas são repostas pelo organismo ao longo do tempo e não fará falta no desempenho das funções metabólicas da pessoa que doou”. Ou seja, é seguro mesmo que com a perca de sangue causada pela menstruação.

Como agendar doação de sangue?

Para o agendamento individual, é possível fazer pelo site do Hemocentro ou então pelo telefone do Hemosc da cidade. Atualmente, Santa Catarina possui 9 Centros de Hematologia e Hemoterapia, nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Joinville, Criciúma, Lages, Tubarão, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Blumenau.

Continua depois da publicidade

Caso você não esteja em nenhuma dessas cidades, pode entrar em contato com o posto de saúde mais próximo, para mais informações.

Vídeo mostra passo a passo da doação de sangue

Com quantos anos pode doar sangue?

É possível começar a doar sangue a partir de 16 anos, mediante a autorização e presença formal dos pais e/ou responsável legal.

Diabético pode doar sangue?

Sim, desde que os pacientes estejam com a diabetes sob controle, através de alimentação e/ou fazendo o uso de medicamentos hipoglicemiantes e não apresentem nenhuma alteração vascular.

Agora, se o paciente for insulinodependente ou tenha usado insulina uma vez, não pode doar. Isso porque, ele pode sofrer alterações cardiovasculares durante ou após a doação, que piorem o seu estado de saúde.

Continua depois da publicidade

Baba Vanga alerta sobre explosão nuclear em 2023

De quanto em quanto tempo pode doar sangue?

Os homens podem fazer até quatro doações anuais, com um intervalo mínimo de 2 meses. E as mulheres, 3 doações anuais, com um intervalo mínimo de 3 meses.

Doação de sangue segue diversas regras (Foto: Tiago Ghizoni)

Para doar sangue precisa estar em jejum?

Em hipótese alguma, o doador deve estar em jejum no dia de doar sangue. Muito pelo contrário, ele deve estar devidamente alimentado e descansado, evitando apenas comidas gordurosas.

Quem tem HPV ou herpes pode doar sangue?

Por mais que o vírus do HPV seja sexualmente transmissível, ele não ocorre através do sangue ou qualquer outro fluido corporal. Ou seja, pode doar sangue. Já para quem tem Herpes, é importante destacar que ele pode doar sangue, desde que não esteja com lesões ativas.

Grávida pode doar sangue?

Não, o Ministério da Saúde proíbe a doação de sangue durante o período gestacional e lactação. Após o parto, a mãe pode doar sangue após 3 meses se for parto normal, 6 meses em caso de cesariana e se estiver amamentando, apenas após 12 meses.

Continua depois da publicidade

Quem teve Covid pode doar sangue?

Qualquer candidato que apresentarem diagnóstico ou alguma suspeita de coronavírus, estão aptos após 10 dias de completa recuperação. Em casos assintomáticos, a espera de 10 dias também se faz necessária.

Fumante pode doar sangue?

Sim, os fumantes de cigarros comuns estão aptos para doar sangue, desde que, no dia da doação, evitem fumar por pelo mínimo duas horas antes do procedimento. Após, é orientado que aguarde mais duas horas como medida de precaução.

Já, em caso de cigarros não tradicionais e outros métodos de inalação, como narguilés, o fumante deve esperar um prazo de 12 meses até estar apto.

Leia também

8 destinos de águas termais em SC e no mundo

Qual a melhor plataforma de streaming?