Eles representam a “cara” da Oktoberfest Blumenau há 40 anos. Muito mais do que um pedaço de papel que se transforma na identidade visual da festa a cada edição, os cartazes de divulgação do evento guardam, também, um pedaço da história. Dos tradicionais aos mais modernos, é como se os anúncios oficiais pudessem contar o que mudou durante todo esse tempo (veja na galeria abaixo). Mas, para isso, é preciso prestar atenção nos detalhes.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2024

As 11 primeiras edições da Oktoberfest, que estreou em Blumenau no ano de 1984, tiveram como principal personagem o famoso Vovô Chopão, adotado como “mascote” do evento. A ilustração de um senhor de bigodes com um copo de chope na mão se repetiu até 1992 nos cartazes da maior festa alemã das Américas. Depois, a figura foi substituída por outras artes, só retornando à divulgação da Oktober em 2001.

A partir dali, o Vovô Chopão parou de ganhar destaque nos anúncios oficiais do evento. Até hoje, porém, ele e sua eterna companheira, a Vovó, continuam levando a Oktoberfest para todo o território nacional de outras formas, já que é impossível não lembrar do simpático casal de velhinhos ao mencionar a festa blumenauense.

Por trás do personagem: conheça a história de amor do Vovô e Vovó Chopão, da Oktoberfest Blumenau

Continua depois da publicidade

Primeiro cartaz de divulgação da Oktoberfest com o Vovô Chopão, em 1984
Primeiro cartaz de divulgação da festa, em 1984; ilustração permaneceu a mesma até 1992 (Foto: Divulgação)

Nos anos seguintes, mesmo sem o Vovô Chopão, não faltou criatividade na hora de elaborar a identidade visual do evento. Desenhos coloridos ilustravam o principal cartão postal da Rua XV de Novembro, onde ficam os sinos da Catedral São Paulo Apóstolo. Pessoas trajadas tipicamente também costumavam ser representadas nos cartazes junto a outros símbolos do evento, como o famoso chapéu bávaro e alguns instrumentos musicais usados pelas “bandinhas” alemãs.

Em ao menos quatro edições diferentes da festa a própria Planetapeia recebeu destaque nos cartazes ao se tornar uma espécie de “império” que anima o “coração” de Blumenau durante a Oktoberfest. Em um deles, no ano de 1999, o anúncio colocou, em primeiro plano, a clássica Centopeia, um dos 99 brinquedos criados por Nerino José Furlan. As invenções ganharam o carinho do público e, hoje, são algumas das atrações mais aguardadas dos desfiles.

Quem é o visionário por trás do “império” que anima os desfiles da Oktoberfest Blumenau

Os registram ainda revelam que o item que mais marcou presença nos primeiros cartazes oficiais da festa, no entanto, foi a cerveja. O famoso copo de chope dava a impressão de ser o principal representante da Oktoberfest nos anos iniciais. E não era de se esperar outra coisa, afinal, conforme explicaram expecialistas à reportagem do NSC Total, foi exatamente assim que o evento passou a ser visto pelo público ainda na década de 1980: como uma festa qualquer, sem nenhuma relação com as raízes germânicas.

Oktoberfest Blumenau chega aos 40 anos madura e futuro tem um valor “inegociável”

Um processo de “resgate” da Oktoberfest se fez essencial para mudar esse cenário e chegar ao atual patamar do evento, focado nas tradições alemãs. O último cartaz, por exemplo, divulgado em 2024, traz, além do chope, outras ilustrações que representam a cultura germânica e essência da festa, como gastronomia, música, trajes típicos e até a arquitetura enxaimel. Tudo isso no formato de um coração.

Continua depois da publicidade

Veja os cartazes de todas as edições

Todos os cartazes também estão expostos na Casa do Turismo, na Rua Itajaí, em frente ao Sesi, para a contemplação do público. Fotos, canecos e um painel tátil ainda complementam o espaço, que foi montado para relembrar os 40 anos da Oktoberfest Blumenau. A visitação pode ser feita todos os dias, até 27 de outubro, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Leia também

Menina “sincerona” rouba a cena com respostas hilárias em desfile da Oktoberfest Blumenau

A história da ex-rainha da Oktoberfest Blumenau que ganhou o mundo como modelo internacional