Assim como o brigadeiro, o sagu é uma sobremesa tradicionalmente brasileira e o nome dela é o mesmo das bolinhas brancas que são acompanhadas com a calda doce. Mesmo sendo uma sobremesa popular no país, há diversas etapas na produção até que ele se apresente com o aspecto das bolinhas brancas que ficam gelatinosas quando cozidas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Do que é feito o sagu? 

Continua depois da publicidade

Esse alimento é feito à base de mandioca, um tubérculo muito comum aqui no Brasil que já é cultivado e consumido há séculos, ainda antes da chegada da colonização europeia. Em geral, a base é retirada do amido.

É necessário extrair o amido da mandioca, para isso o tubérculo é ralado e esprimido para retirar a polpa. Nesse processo, o caldo líquido é separado da fibra. Por fim, o líquido é deixado em repouso para que o amido esteja no fundo. 

Como ele ganha a característica de bolinhas?

A formação das bolinhas acontece depois das várias lavagens do amido, realizadas para retirar as impurezas. Depois, ele é peneirado para formar pequenas bolinhas. Em seguida, as bolinhas são moídas e peneiradas em bolinhas menores, ou no tamanho que o fabricante desejar.

Continua depois da publicidade

Índice nutricional

O produto é majoritariamente composto de carboidratos. Sendo livre de fibras e gorduras. 

Outro subproduto da mandioca 

Além do sagu, diversos outros produtos comuns na culinária brasileira vêm da mandioca. Sendo que os principais são a tapioca, que também é oriunda do amido. Ao passo que o polvilho é muito comum na receita do famoso pão de queijo mineiro, e o tacacá é muito presente na culinária paraense.

Sobremesas que contam com sagu 

Existem diversas opções de sobremesa utilizando esse alimento. Sendo as principais:

Continua depois da publicidade

  • De vinho;
  • De chocolate.
  • De leite condensado;
  • Mingau de sagu;
  • Bolo de sagu;
  • Pipoca de sagu.

Leia também