A água oxigenada é muito famosa comercialmente. Tanto por ser usada para desinfecção de pele como para lavagem de lentes de contato. Mesmo sendo muito utilizado, as pessoas de forma geral não sabem como é feito esse produto. Por isso, vamos explicar como isso é produzido e os usos corretos desse produto.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Saiba mais sobre a água oxigenada na galeria de imagens
Continua depois da publicidade
O que é água oxigenada?
De acordo com o site MIT News, a água oxigenada, conhecida como peróxido de hidrogênio (H2O2) é um componente químico muito utilizado como desinfetante com muitas finalidades. Que pode ser muito utilizado para limpeza e promoção de higiene em vários contextos.
Já o portal Ligados na Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o químico foi descoberto no ano de 1818, e está disponível comercialmente desde o século XIX. Por ser de fácil produção, ele é um dos produtos de desinfecção mais baratos disponíveis.
Do que a água oxigenada é feita?
Segundo o site britânico Chemicals, a água oxigenada é feita através da catálise de hidrogênio (H2) e oxigênio (O2). Desse modo, a substância vira H202. Mas como isso ocorre?
Continua depois da publicidade
Primeiramente, acontece uma hidrogenação junto com um catalisador de paládio. Assim, ocorre a reação entre hidrogênio e a antraquinona, um derivado do carbono. Em seguida, o catalisador de paládio é filtrado dessa solução.
Depois disso, a oxidação é realizada através da injeção de ar dentro dessa solução filtrada. Assim formando a água oxigenada. Por fim, o resultado é purificado, extraído e depois concentrado por destilação a vácuo.
Por que a água oxigenada borbulha em feridas?
Certamente, você já viu que quando se coloca a água oxigenada borbulha quando você coloca em cortes. Ainda segundo o Chemicals, isso ocorre pois o componente químico quebra em contato com uma enzima do seu sangue chamada catalase. Esse processo transforma o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água.
Continua depois da publicidade
Aliás, o site Webmd aponta que não é recomendado colocar água oxigenada em feridas. Na verdade, a substância pode machucar ainda mais e atrasar a cicatrização. Portanto, o peróxido de hidrogênio não substitui os medicamentos destinados para isso.
Usos saudáveis para a água oxigenada
Mas se não serve para feridas. como podemos usar a água oxigenada? Conforme o WebMD, o produto pode ser usado principalmente para enxague bucal. Desde que você dilua com metade da água normal e bochechar por 1 minuto antes de cuspir. Mas faça com cuidado para não engolir
Além disso, o site Healthline aponta que a água oxigenada é eficaz para limpar o banheiro. Isto pois limpa microrganismos, vírus, fungos e bactérias.
Continua depois da publicidade