Assim como a banda Jackson Five, Os Beatles também viraram desenho animado, nos anos 1960. A série, criada na Inglaterra, chegou a ir ao ar no Brasil, pela TV Tupi.
Continua depois da publicidade
The Beatles foi criado por Al Brodax, da King Features, mesma casa de Recruta Zero e Popeye. Peter Sander desenvolveu as primeiras esquetes e a produção ficou entre a TV Cartoons, de Londres, e a Astransa, de Sidney. Foram produzidas três temporadas, veiculadas pela ABC. No Brasil, apenas as duas primeiras temporadas tiveram exibição.
As histórias são bem-humoradas e os episódios cheios de música, canções do grupo apresentadas quase na íntegra e que servem de mote para o enredo. Mas a animação não tinha nada da psicodelia de Yellow Submarine, o título mais lembrado quando se relaciona o quarteto e a sétima arte.
Epstein não gostou
Continua depois da publicidade
O almanaque Animaq, de Paulo Gustavo Pereira (editora Matrix, 2010, 319 págs.), relata que Brian Epstein, empresário do quarteto, abominou o desenho. E que os músicos, indiferentes a ele, não fizeram questão de dublar seus alter egos – o que fizeram em Yellow Submarine.
O ator Paul Frees fazia as vozes de John e George. Lance Percival era Paul e Ringo. Um outro detalhe registrado por Paulo Pereira em seu livro é que os personagens não tinham sotaque britânico, provavelmente para agradar aos fãs norte-americanos.
Confira o primeiro episódio Hard Days Night: