Uma menina caminha com sapatos de salto alto de uma adulta. Um grupo de crianças conversa sobre a brincadeira do copo, em que supostamente se pode conversar com espíritos. Um professor entrega aos alunos livros com textos clássicos para a montagem de peças.

Continua depois da publicidade

Devolvendo ao teatro uma dimensão de brincadeira, entre o poético e o pueril, a peça Do It faz o elogio do palco como lugar de compartilhamento. Com direção de Marco Fronchetti, o espetáculo do grupo Teatro de Ensaio está em cartaz na Sala Álvaro Moreyra, na Capital, até 1º de julho. No elenco, estão Andrei Dornelles, Iassanã Martins, Kayzee Fashola, Maillin Rezende, Marco Sório e Rodrigo Scalari.

Por meio de cenas relativamente breves que mostram recortes na vida das cinco crianças, o teatro é a via pela qual elas vivem suas emoções: a paixão de uma menina (Maillin Rezende) por um colega nigeriano (Kayzee Fashola) é vivida enquanto eles representam uma cena de Otelo; a atração entre dois rapazes (Andrei Dornelles e Rodrigo Scalari) é experimentada em um trecho de Romeu e Julieta.

A cenografia de Fiapo Barth, a iluminação de Luiz Acosta e os figurinos de Rô Cortinhas estão em consonância em uma simplicidade que se enquadra na concepção do espetáculo. Mais delicada é a situação da dramaturgia e das atuações, aspectos fundamentais que conferem certa irregularidade ao conjunto.

DO IT

Continua depois da publicidade

> Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. Temporada até 1º de julho.

> Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8000), em Porto Alegre.

> Ingressos: R$ 20. Desconto de 50% para estudantes, maiores de sessenta anos e classe artística e de 25% para titular e acompanhante do Clube do Assinante.