Atribulada, a rotina do empresário divorciado e único morador deste apartamento de 68 metros quadrados de área no bairro Cidade Baixa, na Capital, não combina com rebuscamento. Ciente disso, a arquiteta Danielle Garros, do escritório Arquitetura + Design, investiu na sobriedade e na funcionalidade sem perder de vista o aconchego e o bem-estar no projeto de interiores do imóvel.

Continua depois da publicidade

Confira mais imagens e detalhes deste projeto na galeria de fotos

No living de 17 metros quadrados, o azul pontual se destaca na base cinza clara. A cor surgiu após a compra das poltronas do jantar, que têm a cor presente no xadrez do estofado. A partir daí, a autora buscou um papel de parede que “vestisse” a peça, unindo o jantar ao estar, sem pesar visualmente. O escolhido foi o padrão que imita jeans, com leve textura (abaixo).

– O cliente não tinha em mente uma cor, ela foi vindo ao longo do processo. Começou com um leve azul no quarto e a partir daí resolvi trabalhar com vários tons em diversas peças – explica a arquiteta.

Adquirida no contrapiso, a morada recebeu piso vinílico no tom madeira clara. Altamente resistente, o piso foi aplicado inclusive na cozinha, permitindo que, no caso de um dano eventual – como a queda de um objeto pesado ou cortante -, somente as peças prejudicadas sejam trocadas.

Continua depois da publicidade

Compõe o living projetado para momentos de lazer em casa o sofá de veludo no tom ouro-velho, com encosto e assento retrátil.

A cortina preta de tecido – virado para Oeste, o ambiente pega o sol da tarde – protege a área, com mesa de jantar de pé em aço escovado e tampo em vidro de 1,20cm de diâmetro. As três cadeiras confortáveis foram uma opção pelo bem-estar.

A cozinha projetada para lanches rápidos diários – por isso a ausência de coifa e máquina de lavar louças – tem vários armários sob medida para manter organizados os mantimentos, as louças e os aparatos necessários para o churrasco, realizado aos fins de semana. Por isso, a torre da churrasqueira foi revestida por painel em MDF e lâmina marrom, com porta de correr para dentro, que mantém a boca diariamente fechada.

– Como ele não lava roupa em casa, extinguimos a área de serviço e ampliamos a cozinha, alocando a geladeira grande no vão projetado pela construtora para a máquina de lavar roupa – afirma Danielle, que finalizou a execução em dezembro passado.

Continua depois da publicidade

A bossa do ambiente é a parede no fundo da pia (acima), que recebeu revestimento de ladrilhos hidráulicos no tamanho 20cmx 20cm em diferentes tons de cinza

– As peças entraram sem quebrar a homogeneidade, mas proporcionando um detalhe gracioso e nada chamativo – explica Danielle.

No dormitório, a fita de LED azul embutida na sanca em gesso no teto foi uma sugestão para colorir o espaço de tons neutros e suaves.