Com uma fratura na terceira vértebra lombar, que impossibilita alguns movimentos do corpo, o atacante Neymar está fora da Copa. Ele sofreu uma joelhada nas costas do lateral-direito colombiano Camilo Zúñiga aos 42 minutos do segundo tempo.

Continua depois da publicidade

Entenda a lesão que tirou Neymar da Copa do Mundo

As opções de Felipão para o lugar de Neymar

Leia todas as notícias sobre Neymar

Continua depois da publicidade

Resta a nós, brasileiros, lamentar a perda do craque da Seleção. E torcer que o substituto escolhido por Felipão possa ajudar na conquista do hexa. Para recordar a participação de Neymar no Mundial, ZH lista 10 momentos que marcaram a presença do jogador nos gramados do país. Confira:

1 – O primeiro gol

Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM

Logo aos 11 minutos da estreia do Brasil contra a Croácia, Marcelo marcou gol contra. Teria de vir do melhor jogador da Seleção a reação. Aos 28 minutos, Oscar briga pela bola no meio de campo e aciona Neymar. O camisa 10 avança, ajeita para a perna esquerda e chuta cruzado. A bola morre vagarosa no canto esquerdo do goleiro.

2 – O pênalti da virada

Foto: Pedro Ugarte / AFP

Aos 25 minutos do segundo tempo contra a Croácia, Fred cai na área e o árbitro Yuichi Nishimura marca o pênalti, muito constestado pela opinião pública. Neymar vai para a bola e chuta no canto esquerdo, o goleiro toca, mas não consegue evitar a virada da Seleção.

Continua depois da publicidade

3 – O choro do craque

Foto: Jefferson Bottega / Agência RBS

Desde o primeiro jogo contra a Croácia, a emoção dos jogadores brasileiros aflorou durante a execução do hino nacional. Contra o México, em Fortaleza, foi a vez de Neymar. As lágrimas apareceram na parte final da canção acompanhada à capela pela torcida que lotava o Castelão. Naquela tarde, o gol não sairia.

4 – Cabeçada à moda Pelé

Foto: Yuri Cortez / AFP

Jogo contra o México no Castelão, a segunda partida do Brasil na Copa. Aos 26 minutos, Daniel Alves cruza da direita e Neymar voa sobre o zagueiro Rafa Márquez. A cabeçada, rente à trave direita do goleiro, sai forte e precisa. Mas Ochoa salta em um reflexo de movimento e espalma a bola. O lance seria depois comparado à defesa do inglês Gordon Banks em lance com Pelé na Copa de 1970.

5 – O gol número 100 da Copa

Foto: Jefferson Bottega / Agência RBS

A vitória contra Camarões na última partida da primeira fase era esperada. E começou a ser construída aos 16 minutos de jogo em Brasília. Luiz Gustavo roubou a bola no meio de campo, avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Neymar fechava pelo meio. O camisa 10 torceu o pé direito e chapou no canto esquerdo do goleiro. Foi o 100º gol da Copa.

Continua depois da publicidade

6 – No contrapé

Foto: Jefferson Bottega / Agência RBS

Camarões surpreendeu e empatou o jogo aos 25. Porém, numa saída de bola errada, a defesa adversária entregou a bola para Marcelo, que acionou Neymar. Ele arrancou, evitou a marcação, puxou para o meio e mandou no cantinho direito de Itandje. O goleiro se atira para o outro lado, mas acabou surpreendido pelo chute no contrapé.

7 – A pancada

Foto: Jefferson Bottega / Agência RBS

Logo aos três minutos do jogo contra o Chile, nas oitavas de final, Neymar tenta a arrancada no meio de campo e é prensado por Medel e Aránguiz. No choque, sobra o joelho de Aránguiz na coxa direita do atacante. Ele permanece em campo, mas, visivelmente descontado, vai até o final da prorrogação. Após a partida, Felipão ressaltou o tamanho do hematoma que havia aparecido na perna do camisa 10.

8 – O choro é de alegria

Foto: Juan Mabromata / AFP

Mesmo com a pancada na coxa direita incomodando desde os primeiros minutos de partida, Neymar não fugiu da responsabilidade. Cobrou, e converteu, uma das penalidades da decisão contra o Chile. O adversário errou três e deu a vaga ao Brasil. Aos prantos, o craque extravasou a emoção com a classificação às quartas de final.

Continua depois da publicidade

9 – A preocupação

Foto: Jefferson Bottega / Agência RBS

Os dias que se seguiram à vitória do Brasil sobre o Chile foram de apreensão na Granja Comary. Nos primeiros treinamentos preparatórios à partida das quartas de final contra a Colômbia, Neymar chegou a aparecer com uma proteção sobre o joelho e a coxa direita. Porém, o médico José Luiz Runco tratou de confirmar sua presença no jogo.

10 – O último lance

Foto: Eitan Abramovich / AFP

O relógio passava dos 42 minutos do segundo tempo. O Brasil vencia a Colômbia por 2 a 1 na tarde desta sexta-feira no Castelão, em Fortaleza. No campo de defesa, Neymar aparece para receber a bola e sofre uma joelhada nas costas do lateral-direito Zúñiga. Ele não consegue se mexer. Sai de campo na maca direto para o hospital. Após a classificação brasileira, a má notícia: nosso craque está fora da Copa.

Baixe o aplicativo Além do Campo, da Liga dos Fanáticos, e siga as seleções da Copa.

Android

IOS