O paratleta e ex-BBB Vinicius Rodrigues vai representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024. O velocista medalhista de prata em Tóquio 2020 vai competir na prova dos nos 100m rasos na classe T63.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Conheça a história de Vinicius Rodrigues, velocista que representará o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024

Vinicius Rodrigues, de 29 anos, é um velocista brasileiro nascido em Rosana (SP). Ele é considerado como um dos maiores nomes do esporte paralímpico do Brasil.

Continua depois da publicidade

O paratleta sofreu um acidente de moto aos 19 anos e teve que amputar a perna esquerda. De acordo com Vinicius, ele estava voltando do trabalho em uma oficina mecânica em 2013, quando um motorista fez uma manobra com um carro e fechou sua moto. Ele logo foi jogado por cima do carro, bateu com a canela em uma placa de trânsito e caiu de costas.

Logo após o acidente, ele foi levado ao pronto-socorro e recebeu ajuda médica. Quando ainda estava de recuperação no hospital, recebeu a visita especial da medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina.

— Recebi a visita da Terezinha, que me mostrou o esporte. Com três dias, dentro do hospital, virei a chave. Vi um atleta correndo com prótese e pensei: ‘quero isso para mim’.

Ali, nasceu o sonho de ser atleta. Seis meses depois do acidente, Vinicius já estava treinando nas pistas de corrida. Em 2015, disputou a primeira competição como atleta paralímpico.

Continua depois da publicidade

Desde 2015, Vinicius Rodrigues aprimorou suas habilidades e se tornou um corredor de alta performance e é destaque no atletismo paralímpico do Brasil.

Vinicius Rodrigues é recordista mundial

Em 2019, o velocista virou recordista mundial dos 100 metros na categoria amputados de perna, ao completar a prova em fascinantes 11 segundos e 95 milésimos.

O atleta estreou nos Jogos Paralímpicos em 2021, em Tóquio, no Japão. Já chegou conquistando uma medalha de prata, que não foi ouro por um milésimo.

Na estreia das Paralimpíadas também bateu um recorde, e fez o melhor tempo nas semifinais dos Jogos de Tóquio 2020. Na decisão, ganhou a medalha de prata, a apenas um centésimo do ouro.

Continua depois da publicidade

No mesmo ano, também conquistou a primeira medalha em Mundiais, com um bronze em Doha. Em 2023 foi medalhista de prata, em Paris.

Participação no BBB 24

Vinicius Rodrigues participou do BBB 24, e foi o 5º eliminado da edição. O brother entrou no reality show no grupo camarote.

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.