As empresas interessadas em participar da licitação para construir a quarta faixa da BR-101 no Morro dos Cavalos apresentaram propostas orçamentárias nesta quarta-feira ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A vencedora será divulgada no prazo de 20 dias. A execução da obra será iniciada assim que Ibama e Funai entrarem em acordo com o projeto, emitindo uma licença de instalação. A construção da quarta faixa aproveitará a plataforma já existente, fazendo o nivelamento com o acostamento.

Continua depois da publicidade

– A previsão é de que até abril esteja aberto o edital para construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos que deve se dar após esta anuência dos órgãos envolvidos no processo: Ibama e Funai – explica o superintendente do Dnit João José dos Santos.

O trecho entre os quilômetros 232 e 235 é um dos gargalos da BR-101. A obra é discutida desde o início do século e só no ano passado teve a Licença Prévia emitida pelo Ibama. Porém, para que a construção seja liberada ainda é necessária a Licença de Instalação – o que ainda não há previsão. A construção dos túneis levaria três anos.