A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina está acertando os detalhes do cronograma para iniciar, até amanhã, a primeira parte de obras da duplicação do Lote 2.2 da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.
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O levantamento ambiental necessário para o início das obras, feito pela MPB/Prosul, foi concluído nos últimos dias e era o último passo antes da liberação para que a empresa pudesse abrir caminho na vegetação. Os trabalhos de catalogação, resgate e afastamento das espécies animais da área já foram realizados.
O cronograma das etapas da obra deve ser acertado entre a empresa responsável pelo trecho, a Cetenco, de São Paulo, e a superintendência do DNIT. Mas a expectativa do superintendente Vissilar Pretto é ver as primeiras áreas abertas até o fim de semana. A direção da Cetenco diz que só o DNIT pode falar sobre o cronograma e as obras na rodovia.
Em um acerto prévio, ficou determinado que o primeiro trecho a ter a vegetação retirada é o que fica entre o bairro Caixa D?Água e os trilhos da América Latina Logística (ALL), em Guaramirim. O lote tem 24 quilômetros de extensão e a ordem de serviço foi assinada ainda no ano passado.
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O trecho completo vai do quilômetro 50 da BR-280, no trevo de acesso à Rodovia do Arroz, em Guaramirim, até o bairro Nereu Ramos, no quilômetro 74 da rodovia, em Jaraguá do Sul.
As ordens de serviço para dois dos três lotes da BR-280 foram assinadas em 3 de dezembro do ano passado, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff (PT), na presença de lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina, especialmente das regiões Norte e Nordeste do Estado.
Os outros trechos
A situação é diferente em relação aos outros dois lotes da duplicação da BR-280. Enquanto as obras no lote 2.1 – da BR-101, em Araquari, até a Rodovia do Arroz, em Guaramirim – estão autorizadas, o primeiro e mais importante trecho – entre a BR-101 e o Porto de São Francisco do Sul – não tem previsão de sair do papel, porque o processo de licitação deve ser refeito pelo DNIT após disputas judiciais entre as empresas que participavam do edital. O lote 2.1 também vai passar por avaliação ambiental. A obra deve começar ainda neste semestre.
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