O processo de licitação para as obras de duplicação da BR-280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, engatou a quinta marcha. A previsão do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), João José dos Santos, é de que, até o final do primeiro semestre, toda a rodovia esteja em obras.
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Quatro dias após a escolha da empresa que ofereceu o menor preço para executar as obras no trecho entre a BR-101 e Guaramirim, o DNIT publicou nesta sexta , no “Diário Oficial da União”, o edital da licitação do segundo trecho – o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul – e anunciou que espera ter toda a rodovia em obras ainda no primeiro semestre de 2013, para que, na segunda metade do ano, seja feita a licitação da ponte sobre o canal do Linguado.
– Iniciando as obras dos três lotes, vamos priorizar o Linguado.
Segundo ele, o lançamento do edital do terceiro trecho da BR-280, entre São Francisco do Sul e a BR-101 – vai ocorrer neste mês. A abertura das propostas dos interessados em construir o contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim será em 22 de janeiro, às 10 horas, em Florianópolis.
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As licitações serão em regime diferenciado de contratação de obras públicas, que visa ampliar a eficiência nas contratações, a competitividade entre os licitantes, além de mais agilidade no processo.
Entrevista/João José dos Santos
“O segundo lote é o mais caro por causa do túnel”
A Notícia: Qual a expectativa em relação ao número de concorrentes para a construção do contorno de Jaraguá e Guaramirim?
João José dos Santos – Para o primeiro lote da BR-280 para o qual foi aberta licitação, entre o trevo da BR-101 e Guaramirim, foram sete participantes, o que é relativamente pouco. Mas é uma questão de mercado. Este novo lote pode também não ter uma grande presença de interessados por causa da complexidade das obras, especialmente o túnel. Não são todas as empresas que têm esta capacitação técnica, embora seja permitido fazer consórcio. Esperamos apenas que uma boa empresa vença a licitação.
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AN – Este segundo lote a ser licitado deve ser o mais caro?
Santos – Sim, com certeza. Como a ponte será licitada separadamente, o segundo lote é o mais caro. Isso ocorre por causa do grande volume de obras e, especialmente, por causa do túnel.
AN – E em relação aos prazos?
Santos – Estamos conseguindo cumprir tudo o que foi planejado nesta retomada do processo licitatório de duplicação da rodovia. Já abrimos as propostas do primeiro lote e o menor preço está em análise. A expectativa é de que este trecho esteja em obras até fevereiro. Agora, abrindo os envelopes deste segundo trecho (o que ocorre em 22 de janeiro) e dando tudo certo com quem oferecer a melhor proposta, esperamos que estejam ocorrendo trabalhos até fim de março. A outra licitação será aberta em dezembro, o que nos permite prever o início das obras para abril ou maio. No primeiro semestre, todos os lotes da BR-280 devem estar com obras em andamento.
AN – E em relação à ponte do canal do Linguado?
Santos – Iniciando as obras dos três lotes, vamos priorizar a travessia do canal. Se não houver nenhuma evolução do processo de abertura do canal que corre Justiça, vamos manter o projeto de uma ponte com sentido único. A licitação seria no segundo semestre.
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