O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou os R$ 11,5 milhões que eram aguardados pela prefeitura de Itajaí para dar sequência às desapropriações dos imóveis que estão no caminho da Via Expressa Portuária. A Secretaria de Urbanismo já esperava o envio do recurso desde o ano passado, sem resposta.
Continua depois da publicidade
A verba será usada especificamente para desapropriar os cerca de cem imóveis que estão no caminho da primeira etapa, da BR-101 até a Barra do Rio. Os moradores aguardam uma definição há mais de oito anos, quando foi firmado o primeiro acordo em Brasília. O prazo para que a prefeitura conclua os pagamentos termina em fevereiro do ano que vem.
Desde que as obras pararam, há quatro anos, boa parte do que já foi feito se deteriorou. Técnicos do órgão federal estiveram no local no ano passado e listaram os reparos necessários, que terão que ser incluídos na nova licitação.
Ocupação em Chapecó
O grupo que ocupava a Floresta Nacional de Chapecó deixou a área em Guatambu, no Oeste catarinense. As cerca de 500 pessoas foram para uma propriedade cedida por um agricultor, há 12 quilômetros da reserva. Não houve conflito durante o processo, segundo a Polícia Militar. Nesta terça-feira, venceu o prazo do acordo para que as famílias, ligadas ao MST, deixassem o local.
Continua depois da publicidade
Milésimo transplante em Blumenau
O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, realizou nesta terça-feira o milésimo transplante de fígado no município. A paciente, uma idosa de 63 anos que saiu de Curitiba para realizar a operação, tinha quadro estável à noite e se recuperava na UTI. O hospital repassou que foi o primeiro a realizar transplante hepático em Santa Catarina – desde 2002.