O Samae obteve, no final da manhã desta quarta-feira, autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para cortar a rodovia e implantar os novos tubos de água, em substituição à adutora rompida na última sexta-feira, na altura do Trevo do Celeiro do Vale.

Continua depois da publicidade

Mas a exigência do Dnit é que a obra seja executada em duas etapas para amenizar a interferência no fluxo de veículos, caso a obra deva prosseguir quando anoitecer. No início da tarde desta quarta, o Samae abriu o asfalto na pista da esquerda – que conduz de Indaial a Blumenau. A intenção é alcançar o outro lado até o final da tarde,

Caso não seja possível conlcuir nesta quarta, na pista oposta, os trabalhos só serão executados a partir das 7h desta quinta-feira.

Outra exigência é que o trânsito, no sentido Indaial-Blumenau, seja desviado pela Rua Pomerode.

O Samae deverá aplicar a pavimentação assim que a implantação dos tubos seja concluída em ambos os lados da rodovia. Presidente do Samae, Valdair Matias estima que no final da tarde desta quinta-feira seja normalizado o abastecimento de água para os quase 20 mil consumidores afetados nos bairros Itoupavazinha e Testo Salto.

Continua depois da publicidade

Apesar do acordo administrativo com o Dnit, o advogado do Samae, José Carlos Oeschler, afirma que as obras para reativar rede não devem ser divididas em dois dias de trabalho:

– Temos uma liminar e estamos autorizados judicialmente a trabalhar até que tudo seja concluído e o fornecimento retomado.