O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai assinar na próxima semana os contratos com a Sulcatarinense Macbc Ltda para a duplicação da BR-470. Quinta-feira, depois da desistência dos primeiros colocados na concorrência para fazer as obras no Lote 3, entre Gaspar e Blumenau, a empresa foi declarada vencedora e fará o trabalho. A mudança, porém, não vai impactar em atrasos na duplicação em si porque é uma medida interna para o órgão federal.
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A mesma empresa já tinha vencido o processo para duplicar os 15,4 quilômetros do Lote 4, entre Blumenau e Indaial, agora estenderá as obras até Gaspar. As ordens de serviço para as duas duplicações serão assinadas a partir do dia 17.
O primeiro colocado na licitação do Lote 3 foi o Consórcio Momento/Conpasul/Iccila, que pediu R$ 140.616.380,00 pela duplicação. Nesta semana, comunicou o Dnit que não faria mais o serviço porque assumiu outros compromissos profissionais enquanto aguardava a licença de instalação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento saiu terça-feira. A segunda colocada, a Bolognese, também abriu mão. Por isso a Sulcatarinense foi declarada vencedora.
Obra vai ficar 19% mais cara
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A empresa orçou a duplicação dos 12,9 quilômetros entre Gaspar e Blumenau em R$ 167.555.244,30. O valor é R$ 26,9 milhões mais alto, uma diferença de 19%. O preço cobrado pela Sulcatarinense, porém, ainda está dentro dos quase R$ 180 milhões que o Dnit estimou gastar no trecho. A licitação para a obra na BR-470 ocorre pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), sem que as concorrentes saibam o valor máximo da obra.
Doutor em Sistema de Transportes, Ivo Reinhold alertou o Santa em abril que o valor orçado pelo consórcio que desistiu estaria abaixo do preço de mercado. À época, o especialista estimou que a obra custaria R$ 200 milhões, próximo ao teto estipulado pelo Dnit.
– O investimento é muito alto, mesmo para uma empresa grande. Só os encargos sociais já têm um grande custo – explica.
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O Santa tentou contato com representantes do consórcio, mas ninguém pôde comentar sobre a desistência. A nova vencedora da licitação, a Sulcatarinense, também foi procurada e afirmou que só na próxima semana terá condições de dar mais detalhes sobre o novo trecho que duplicará.