Nesta fase final do Campeonato Brasileiro, um dos setores que mais tem trabalhado no Criciúma é o departamento médico. A cada semana, o vai e volta dos jogadores lesionados tem impedido que um time titular seja formado e mantido por alguns jogos seguidos.
Continua depois da publicidade
::: Souza e jogadores da base são a esperança de Toninho Cecílio
::: Leia mais notícias do Tigre
::: Confira a tabela da Série A do Brasileirão
Continua depois da publicidade
Atualmente com oito homens em tratamento, o departamento médico corre contra o tempo para deixar os jogadores em condições de atuar ainda neste Brasileirão. Contudo, três já foram vetados dessa briga: o goleiro Luiz, o atacante Silvinho e do meia Roger Gaúcho.
Confira a situação dos jogadores que estão entregues ao DM.
Giovanni
O lateral-esquerdo sentiu dores na posterior da coxa esquerda durante a partida contra o Cruzeiro, no domingo, e passará por uma avaliação do DM nesta quarta-feira. Para sua posição, o técnico Toninho Cecílio deve utilizar Cortez.
Zé Carlos
O jogador de 31 anos continua em tratamento por dores musculares na posterior da coxa direita. O incômodo já tirou o atacante do confronto com o Cruzeiro e pode tirá-lo do jogo contra o Grêmio, no Heriberto Hülse. Como não foi constatada uma lesão, caso ele não sinta dores nesta semana durante os treinos é possível que fique disponível.
Continua depois da publicidade

Ronaldo Alves
O zagueiro sofreu uma torsão no joelho direito na derrota para o Vitória, pela 31ª rodada. O reintegrado Fábio Ferreira assumiu a posição do defensor e deve continuar por pelo menos mais uma semana. Depois de tentar voltar aos treinos, Ronaldo voltou a sentir dores no local e foi recolocado na fisioterapia por mais alguns dias.
Eduardo
O lateral-direito sofreu um estiramento de grau 2 no adutor da coxa direita. Ele sentiu o músculo no jogo contra o São Paulo, pela 32ª rodada. O tempo médio para este tipo de tratamento é cerca de 20 dias, além da fase de transição. Nesta situação, o departamento médico acredita que Eduardo estaria liberado apenas para o jogo do Corinthians, pela última rodada. Ele começou a fisioterapia nesta semana.
Maylson
O volante ainda se recupera de uma lesão na patela. Ele passou por uma cirurgia neste osso e trabalha com o preparador físico do Criciúma durante a fase de transição. Ainda nesta semana, ele deve ter a liberação para voltar aos treinos junto ao restante do elenco.
Continua depois da publicidade
Roger Gaúcho
O meia-atacante atuou apenas por 19 minutos desde que chegou ao Criciúma. Na primeira, ficou oito minutos em campo antes de sentir um estiramento muscular e ficar seis rodadas fora. Quando voltou contra o São Paulo, ficou apenas 11 minutos. Ele levou uma pancada no tornozelo esquerdo, que acabou fissurando. Com um mês de tratamento pela frente, ele não volta nesta Série A.

Silvinho
O atacante rompeu o ligamento cruzado do joelho direito, em uma disputa de bola no jogo contra o Internacional. Silvinho passou por cirurgia e passará seis meses em recuperação devido a lesão. Ele passa por tratamento junto à Ponte Preta, clube que o emprestou ao Criciúma.
Luiz
O goleiro sofreu uma ruptura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Emprestado pelo São Caetano, Luiz voltou ao ABC paulista para passar por cirurgia e fazer o tratamento. O departamento médico do Criciúma acredita que em meados de fevereiro ele deve voltar a ficar disponível para entrar em campo. Porém, o contrato do defensor com o tricolor do Sul está vigente somente até o fim deste ano.
Continua depois da publicidade