O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, conquistou nesta segunda-feira o Laureus Awards de Melhor Atleta Masculino do Ano, em cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra. O atual bicampeão do Aberto da Austrália superou na escolha dos jurados o jogador espanhol Lionel Messi, astro do Barcelona, o velocista jamaicano Usain Bolt, o ciclista australiano Cadel Evans, o jogador de basquete alemão Dirk Nowitzki e o piloto alemão Sebastian Vettel.
Continua depois da publicidade
A indicação de Djokovic foi motivada pela conquista de três Grand Slams em 2011 – Aberto da Austrália, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos – e por fechar a temporada como número 1 do Ranking de Entradas da Associação dos Tenistas Profissionais, superando o espanhol Rafael Nadal.
A queniana Vivian Cheruyot, vencedora dos 5 mil e 10 mil metros no Mundial Atletismo de Daegu, na Coreia do Sul, ano passado, levou o prêmio de Melhor Atleta Feminina do Ano.
O Brasil concorria com dois atletas na categoria Melhor Atleta com Deficiência do Ano, mas o nadador Daniel Dias e a velocista Teresinha Guilhermina foram superados pelo sul-africano Oscar Pistorius, primeiro amputado a disputar o Mundial de Atletismo.
Em compensação, o ex-jogador Raí foi agraciado com o trofeu Laureus Sports for Good Awards, por defender a justiça social por meio do esporte. O ídolo do São Paulo e criador da Fundação Gol de Letra, que desenvolve ações sociais com mais de 1.200 crianças do pais.
Continua depois da publicidade