Depois da boa campanha no Aberto da Austrália, quando foi eliminado nas semifinais pelo número 1 do mundo Novak Djokovic, o espanhol David Ferrer assumiu a quarta posição no ranking mundial da ATP, ultrapassando o seu compatriota Rafael Nadal, afastado das quadras desde junho do ano passado devido a uma lesão, agora na quinta colocação.
Continua depois da publicidade
A troca de posições entre os compatriotas já estava garantida por conta da longa ausência de Nadal e por não ter participado do primeiro Grand Slam do ano. Agora, o novo número 4 do mundo tem 6.865 pontos contra 5.400 de Nadal, que deve retornar às quadras em fevereiro, no ATP 250 de Viña del Mar, no Chile.
Essa foi a única mudança no top 10 do ranking da ATP. Tricampeão de forma consecutiva na Austrália, o sérvio Novak Djokovic continua na liderança, com 12.920 pontos, seguido por Roger Federer, com 10.265 e Andy Murray, que conta com 8.480. Eliminado na primeira rodada do Aberto da Austrália, o brasileiro Thomaz Bellucci caiu três posições e agora é o 36º no ranking. O segundo melhor brasileiro é Rogerinho, número 111 do mundo.