Estudante do curso de Educação Física da Unisul, a catarinense Djenyfer Arnold foi convocada para nadar a prova dos 10km na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, que acontece em Hong Kong, dia 2 de outubro. Na competição, a nadadora de São Bento do Sul terá um grande aliado, o técnico Marcus Vinicius, que também irá integrar a Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
Djeny sagrou-se campeã Sul-Americana no Perú, no primeiro semestre, em sua primeira viagem internacional. Agora, a garota que saiu do conforto da casa dos pais em São Bento do Sul com 14 anos para apostar no projeto da Unisul colhe os frutos de muito treino e ciência aplicada.
– A gente está sempre buscando cientificamente o que há de mais novo. O que há de progresso no nível de treinamento mundial. Estamos sempre colocando atletas na Seleção Brasileira. É um destaque para o atleta e para o lugar onde ele treina, no caso a universidade – explica Marcus Vinícius.
Djenyfer está muito contente pela oportunidade de estar entre as melhores do mundo. Após participar do Troféu José Finkel, em Belo Horizonte, Djeny retomou os treinos visando os Jogos Universitários Brasileiros, os Jogos Abertos de Santa Catarina, a Copa do Mundo em Hong-kong, e a última etapa do Circuito Nacional, no Rio de Janeiro, onde ela irá carimbar o passaporte para o Sul-Americano Absoluto que ocorre em março de 2012.
– A viagem até lá (Honk Kong) dura 20 horas, mas sou forte e aguento legal. Acabei de voltar do Troféu José Finkel. Estávamos em um treinamento bem pesado, minha carga caiu um pouco, mas agora com a convocação o Marquinhos (Marcus Vinícius) está colocando lá em cima para eu me recuperar e nadar bem estes 10km – comemora.
Continua depois da publicidade
Desde 1994, Marquinhos, como é conhecido, figura na Seleção Brasileira. No Sul-Americano do Peru, em que Djeny foi a campeã, ele também foi o técnico da Seleção. O técnico explica um pouco da função:
– Uma vez convocado, você fica responsável por um número de atletas a ser definido pelo chefe da equipe (que deverá ser Cristiane Fanzeres) para ser o responsável pela suplementação, pelo trabalho de aquecimento e tudo que envolve a competição. Ainda aguardo o Boletim Oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) com todos os atletas convocados e a comissão técnica – completa.
A CBDA investe nas categorias de base de olho nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Aa convocação para Hong-kong faz parte do projeto da CBDA de colocar atletas em ascensão nas Maratonas Aquáticas visando 2016.