O presidente dos EUA, Barack Obama, encerrou sua agenda de trabalho em Brasília com um discurso para cerca de 400 empresários brasileiros e americanos em um centro de convenções da Capital Federal.

Continua depois da publicidade

Na plateia, também estavam ministros dos dois governos e presidentes de estatais. Com cerca de 30 minutos de atraso, Obama começou seu pronunciamento brincando que gostaria de ter vindo mais cedo ao país.

– A única coisa que lamento é ter perdido a festa, pois viemos depois do Carnaval – afirmou.

Obama foi muito aplaudido ao chegar no local do evento. Depois de agradecer aos organizadores e aos membros do seu gabinete, iniciou um longo discurso sobre as relações comerciais entre os dois países.

– Muitos dizem que o Brasil é o país do futuro, então o futuro chegou – disse Obama.

Continua depois da publicidade

Com menções ao crescimento econômico registrado pelo país nos últimos anos e citando semelhanças com os Estados Unidos (“nós também fomos submetidos ao jugo colonial e somos uma nação de imigrantes”, Obama aproveitou seu domínio da oratória para cativar os empresários.

Em 20 minutos, Obama citou quatro áreas nas quais os EUA têm interesse no Brasil: educação, energia, infraestrutura e economia verde. O democrata lembrou que as exportações americanas para o Brasil dobraram nos últimos cinco anos e hoje estão estimadas em US$ 50 bilhoes anuais, gerando mais de 250 mil empregos nos EUA.

Obama, contudo fez questão de esclarecer que o Brasil também lucra com as relações comerciais com os EUA e que as eventuais divergências em torno de tarifas comerciais podem ser solucionadas.

– Não há dúvida que Brasil e EUA estão se beneficiando dos elos econômicos. Sei que o Brasil tem algumas diferenças com as políticas americanas, mas sei também que nenhum outro pais pode se aproveitar tanto dos EUA como o Brasil – disse Obama.

Continua depois da publicidade

O presidente manifestou alegria com a descoberta das reservas de petróleo no pré-sal – 2,5 vezes superiores aas reservas americanas – e enfatizou o desejo de que empresas americanas ajudem na exploração do óleo.

– Não poderíamos ficar mais felizes com a descoberta de uma nova fonte segura e estável de energia como o Brasil. Queremos ser seus melhores compradores – declarou, sob aplausos da platéia.

Obama prometeu ainda incentivar o intercâmbio entre estudantes americanos e brasileiros.

Acompanhe ao vivo todos os detalhes da visita:

>>> Confira a agenda de Obama no Brasil

>>> Relembre as visitas de presidentes dos EUA: