As cenas mais parecem um lugar em construção. Terra para todos os lados e grande perfuração. São imagens do túnel escavado no Presídio de Florianópolis descoberto na noite de sábado, no complexo prisional da Agronômica, região residencial da Capital.

Continua depois da publicidade

As fotografias foram divulgadas na tarde desta segunda-feira pelo Departamento de Administração Prisional (Deap). O buraco foi feito sob o vaso sanitário da cela onde ficavam oito presos.

A terra retirada era colocada embaixo da cama. O diretor do Deap, Leandro Lima, suspeita de um outro método feito pelos detentos para esconder a grande quantidade de terra.

As sacolas plásticas levadas por familiares em visitas seriam enchidas de barro. Depois, colocadas no bolso (ou escondida na roupa).

Continua depois da publicidade

No pátio, durante o horário de banho de sol, entregue a outro detento que então se encarregava de dar outro destino final na sua galeria ou cela. O buraco feito daria acesso à agua do esgoto e no final sairia no pátio, onde o grupo teria acesso.

Os agentes descobriram o lugar graças à experiência pessoal da equipe e a grande varredura feita nas 300 celas do complexo por 16 horas, no sábado.

– Esse período de frio e chuva é difícil para nós. Os presos aproveitam a chuva e a trovoada e assim o barulho da ação deles, seja para escavar ou serrar grades, fica camuflado – disse o diretor.

Continua depois da publicidade