Em setembro deste ano, o comunicado era oficial: a Casa Iririú encerrava suas atividades na rua Xaxim. Referência cultural para a cidade, a casa abrigava cursos, produções artísticas e eventos abertos à comunidade, mas foi notificado pela Defesa Civil, que solicitou adequações técnicas e estruturais.

Continua depois da publicidade

:: PDF: Confira a lista completa dos aprovados ::

Na manhã desta segunda, o diretor teatral Hélio Muniz era surpreendido pelo A Notícia com uma ligação e o aviso: a Casa Iririú fora aprovada no Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura e estava na lista divulgada pela Fundação Cultural de Joinville junto a outros 68 proponentes aprovados.

A partir de terça-feira, Fundação Cultural de Joinville começa a convocar os proponentes aprovados para uma reunião, com o objetivo de instruir sobre os meios de captação, execução do projeto e prestação de contas. Os contemplados têm o prazo de um ano para a captação da verba e um ano para concluir o projeto.

Continua depois da publicidade

Como, em alguns casos, não conseguem o valor total proposto, os contemplados podem iniciar o projeto de execução com 30% do valor total aprovado. Através do Mecenato, os contribuintes do ISSQN e do IPTU que aplicarem recursos financeiros nos projetos culturais aprovados poderão deduzir a quantia paga no recolhimento mensal de impostos.

No caso de Hélio Muniz e a Casa Iririú, com a aprovação dos R$ 46, 285 em captação, a ideia é buscar um outro espaço para locação, preferencialmente no mesmo bairro. Caso não seja possível, mesmo em outro canto da cidade a essência do nome permanecerá a mesma, uma homenagem justa ao berço cultural da região.

– A casa não morreu, estamos apenas realizando as atividades em outros espaços, mas ela continua existindo – enfatiza o diretor que, na época da notificação, informou que não teria condições financeiras para realizar as adequações.

Continua depois da publicidade

As pessoas que não tiveram seus projetos aprovados devem procurar a FCJ até 20 de dezembro para o resgate dos documentos e projetos, das 8 às 14 horas. Informações pelo telefone (47) 3433 2190.