A divulgação da lista final de aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, que estava prevista para esta quinta-feira (21), foi adiada pelo governo federal. Um novo cronograma será lançado na mesma data. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Esse adiamento ocorre em meio a um problema gerado por decisão judicial que exige a reintegração ao concurso de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado todo o processo de identificação do cartão de resposta da prova.

Conforme as instruções contidas no exame, a Justiça Federal deu por certo que deveriam ser desclassificados apenas os participantes que não tivessem preenchido, cumulativamente, os dois campos de identificação: a bolinha com o número do gabarito e a frase na capa do caderno.

A Justiça Federal deu um prazo de 10 dias para que o governo e a Fundação Cesgranrio republicassem os resultados do concurso publicados até então, incluindo os nomes desses participantes. Na prática, isso significa que devem ser divulgadas as notas das provas de múltipla escolha feitas pelos candidatos e da avaliação escrita, para aqueles que atingiram a nota de corte.

Continua depois da publicidade

Com isso, um período também deve ser aberto para envio de títulos, no caso dos cargos que exigem essa etapa, e para a realização dos procedimentos de verificação dos concorrentes à reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Incluindo prazos de recursos, todas essas etapas já foram concluídas pelos participantes que não haviam sido eliminados. Esse grupo de pessoas só esperava a divulgação do resultado final nesta quinta-feira (21).

“O Ministério da Gestão, responsável pelo “Enem dos concursos”, afirmou que: “as próximas ações e orientações serão comunicadas no momento oportuno, respeitando o trâmite legal e o compromisso com a transparência no processo”.

Leia também

SC recebe governadores do Sul e Sudeste em “G20 brasileiro” com segurança pública em pauta

Continua depois da publicidade

“Enem dos professores”: governo anuncia concurso unificado para seleção de docentes